Brasil Econômico

Desde as 9h da manhã desta quinta-feira (8) os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda em 2017 podem consultar o primeiro lote para pagamento da restituição do mesmo. Além da consulta para a declaração feita este ano, os brasileiros podem consultar lotes residuais dos exercícios de 2008 até 2016.

Leia também: Acaba dia 30 prazo para o saque do benefício do PIS/PASEP ano base de 2015

Restituição do primeiro lote do IR será creditado no dia 16 de junho
shutterstock
Restituição do primeiro lote do IR será creditado no dia 16 de junho


Estimativa da Receita Federal é que 1.636.218 recebam a restituição do IR 2017 por meio de crédito bancário na próxima sexta-feira (16) e que neste primeiro lote serão disponibilizados mais de R$ 3 bilhões.

Foi informado ainda que este primeiro lote contempla os contribuintes com prioridade, sendo mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Consulta

O contribuinte pode consultar e verificar se a sua restituição consta neste primeiro lote. Para isso ele deve acessar o site da Receita Federal ( clique aqui ). Se tiver dificuldade ou o canal apresentar instabilidade a consulta pode ser feita pelo telefone, por meio do Receitafone, no número 146.

O contribuinte que estiver com dúvidas em relação a declaração que foi entregue e acredita que possa ter caído na malha fina, pode acessar a sessão e-CAC no site da Receita Federal e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Você viu?

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Leia também: Nascidos entre setembro e novembro poderão sacar neste sábado FGTS inativo

A consulta aos dados pode ser feita pelo aplicativo criado pela Receita, que está disponível para tablets e smartphones, sendo que a consulta é feita pelo CPF do contribuinte.

Com ele, será possível consultar diretamente, nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF .

Prazo para resgate

A restituição ficará disponível no banco durante 12 meses. Caso o contribuinte não resgate o valor dentro deste prazo, ele terá de solicitar o valor pela internet, por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

O contribuinte que tiver dificuldade em receber o valor da restituição do Imposto de Renda 2017 pode ir pessoalmente até uma das agências do Banco do Brasil ou entrar em contato na Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Pai acusa Shopping Higienópolis de racismo contra seu filho de apenas sete anos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!