Brasil Econômico

Em parceria com a Cetip e com a S&P Dow Jones Indices, Bovespa cria primeiro índice que servirá como medida ampla do mercado brasileiro de futuros de commodities
iStoc
Em parceria com a Cetip e com a S&P Dow Jones Indices, Bovespa cria primeiro índice que servirá como medida ampla do mercado brasileiro de futuros de commodities

A Bovespa, em parceria com a desenvolvedora mundial de conceitos baseados em índices, pesquisa e dados, S&P Dow Jones Indices (S&P DJI) e a depositária de títulos privados de renda fixa, Cetip lançou o Dow Jones/BM&F Commodity Index, primeiro índice elaborado para ser uma medida ampla do mercado brasileiro de futuros de commodities.

Leia também: Compras de Dias dos Namorados podem injetar R$ 11,5 bilhões na economia

O indicador busca enfatizar a diversificação por meio de uma abordagem de ponderação equitativa, incluindo contratos futuros de commodities listados na Bovespa . Além disso, sua composição será anual, havendo rebalanceamento trimestral.  Neste ano, Açúcar Cristal, Boi Gordo, Café Arábica, Etanol Hidratado, Milho, Ouro, Petróleo e Soja foram as commodities eleitas. Vale ressaltar que o cálculo atual da metodologia de rebalanceamento utilizada no indicador não integra os contratos de Açúcar Cristal e de Café Arábica 6/7.

"Entender a dinâmica dos preços locais é importante para todos os participantes do mercado, desde produtores e processadores até fornecedores de serviços e financiadores da indústria de commodities. Dado que o Brasil é um grande produtor de muitas commodities, estamos entusiasmados em lançar o Dow Jones/BM&F Commodity Index, que fornece uma referência ampla e traz transparência aos movimentos de preços de commodities listadas na B3", afirmou a diretora geral e chefe global de commodities da S&P Dow Jones Indices, Jodie Gunzberg.

Você viu?

Leia também: Funcionária receberá R$ 5 mil após sofrer agressões físicas, determina TRT

Para o diretor de desenvolvimento de mercados e clientes da B3, Fabio Dutra, “este lançamento faz parte da estratégia da B3 para o desenvolvimento do mercado de derivativos de commodities no Brasil. E que além disso, a parceria com a S&P DJI neste novo índice reforçará a posição da B3 no exterior por meio da distribuição global do indicador”.

Apresentação

O índice Dow Jones/BM&F Commodity foi apresentado pela primeira vez por Jodie Gunzberg durante o Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2017 e 2018, elaborado pela Bovespa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na cidade de São Paulo.

*Com informações da BM&FBovespa

Leia também: Mercado financeiro prevê que economia crescerá 0,5% em 2017

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!