Um dos hábitos que mais consomem a renda dos trabalhadores é a alimentação fora de casa. Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 25% das receitas do brasileiro foram direcionadas aos bares, restaurantes e lanchonetes em 2015.
Leia também: Saiba como calcular o consumo e economizar energia elétrica em casa
Para ajudar o trabalhador a poupar dinheiro, a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, organizou um levantamento de preços em lanchonetes das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Confira as principais dicas para não exceder nos gastos ao fazer refeições fora de casa nos restaurantes ou sair para tomar alguns drinques nos bares :
1) Pense antes
É importante decidir com antecedência o que você pretende comer. Como exemplo, é possível citar um bar que possua uma extensa carta de drinques. Neste caso, é provável que o forte do estabelecimento não seja a comida, mas, sim, as bebidas. Frequentando este local, portanto, você vai mais do que o necessário e não aproveitará tanto. Para evitar esse tipo de situação, procure nos sites dos estabelecimentos pelos cardápios e verifique se o que está sendo oferecido, desde o alimento ao preço cobrado, se adequa às suas preferências.
Você viu?
Leia também: Especialista dá sete dicas para consumidor sair do temido cheque especial
2) Evite o álcool em restaurantes
Caso sua intenção seja apenas sair para almoçar ou jantar, procure deixar a bebida alcoólica para outra ocasião. Se você está indo ao local para comer e acaba bebendo (ou vice-versa), vai gastar muito mais do que planejava no início – e ainda pode sair insatisfeito.
3) Coma antes de ir ao bar
Se você marcou de sair com os amigos para ir a um bar, evite sair de casa com fome. Dessa forma, você não gasta com alimentação no estabelecimento e consegue cumprir seu objetivo sem gastos extras.
Leia também: Veja o que fazer para evitar a pressão no trabalho durante a crise
4) Localização é importante
Ainda no momento de escolher os bares ou restaurantes que pretende ir, fique atento à localização do estabelecimento. Caso haja um alto custo de deslocamento, isso pode fazer a diferença no gasto final. Além disso, também é importante considerar a diferenciação de preços oferecidos em cada comércio.