Tente evitar a rotina para melhorar seu desempenho no trabalho e evitar a pressão
shutterstock
Tente evitar a rotina para melhorar seu desempenho no trabalho e evitar a pressão

No primeiro trimestre de 2017, o desemprego no Brasil chegou a 13,7%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso dos que permanecem trabalhando, o maior desafio é lidar com a pressão do ambiente corporativo a cada dia. Bater metas, cumprir prazos e encarar as cobranças de forma leve parecem tarefas difíceis.

Leia também: Veja 10 orientações para se atentar ao fornecedor de sistemas financeiro

Pensando no fato de que a tensão organizacional existe, qual seria a melhor forma de lidar com ela? Vanessa Tobias, pesquisadora do comportamento e gestão de conflitos, dá dicas para alcançar o equilíbrio emocional e driblar a pressão no ambiente de trabalho.

1) Faça um roteiro

Uma boa dica para ter a sensação de dever cumprido no final da semana é não insistir nas rotinas. Mudanças pequenas no seu dia a dia podem fazer toda a diferença na concretização de suas metas. Se hoje você começou a resolver pendências, coisas que requerem uma maior atenção durante o horário da manhã, no dia seguinte comece o trabalho com tarefas mais suaves e de fácil resolução. Lembre-se que deve se sentir à vontade para desempenhar sua função. Não existe uma fórmula ideal para todos os profissionais . Listar atividades é importante para organização, mas cada um deve montar o seu próprio roteiro.

Você viu?

Leia também: Aplicativo exibe ofertas de acordo com perfil traçado pelo usuário da plataforma

2) Atenção à postura

Pode parecer algo simples, mas melhorar sua postura pode ajudar muito no ambiente de trabalho . Grande parte das pessoas se expressa melhor com a linguagem corporal. Gestos, expressões e até olhares podem trazer sentimentos como desânimo e irritabilidade à tona. Pense como você quer que seja o seu dia e escreva em um papel ou fale alto para que possa assimilar estas informações com confiança e tranquilidade. Se o pensamento já for ruim logo cedo, todos os mecanismos internos vão condicioná-lo para que realmente nada dê certo.

Leia também: Conheça oito opções de franquias inusitadas

3) Conheça a persona

Em algumas situações, os profissionais se deparam com ambientes em que atuam com mais papéis de vida. É preciso assumir a persona mãe, a persona filha, a persona empresária, entre outras. Segundo a especialista, para evitar que haja disputa entre os papéis durante a rotina, é necessário respeitar cada persona e atuar de forma consciente, ou seja, saber lidar com todas elas em seus momentos e suas atividades e driblar a pressão. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!