A Petrobras reduziu o preço médio nas refinarias em 5,4% para a gasolina e em 3,5% para o diesel. A decisão é resultado da avaliação feita pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), acompanhando a política de preços anunciada em outubro do ano passado. A estatal destacou, no entanto, que a legislaçnao brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.

Leia também: Petrobras vai exercer preferência em áreas do pré-sal na Bacia de Santos

"Isso depende de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores", afirmou, em nota, a Petrobras . Pelos cálculos da empresa, se o ajuste for repassado integralmente e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o custo da gasolina cairá cerca de 2,4% ou R$ 0,09 por litro, em média; e o diesel pode cair 2,2%, ou cerca de R$ 0,07 por litro, em média.

De acordo com a Petrobras, redução dos preços foi permitida pelo aumento nas importações
EBC
De acordo com a Petrobras, redução dos preços foi permitida pelo aumento nas importações

Leia também: Reclamações na Anatel têm queda de 19,9% em abril

Você viu?

Segundo a companhia, o aumento significativo nas importações no último mês contribuiu, predominantemente, para a redução, pois obrigou ajustes de competitividade no mercado interno. A empresa afirmou que a política seguida tem como princípio a sua participação de mercado, que é também um dos componentes de análise considerado pelo GEMP. Em abril, a importação de gasolina por terceiros para o mercado interno ficou em 419 mil metros cúbicos.

A previsão é que a importação se mantenha em torno deste nível em maio. Já com relação ao diesel, a importação subiu de 564 mil metros cúbicos, em fevereiro, para 811 mil, em abril. A expectativa é superar 1 milhão de metros cúbicos em maio. "Com isso, as refinarias da Petrobras podem chegar a um fato de utilização abaixo do último dado divulgado pela companhia em seus resultados trimestrais, que foi de 77%", apontou a estatal.

Leia também: Juros do rotativo do cartão de crédito têm queda em abril

O GEMP avaliou ainda os fatores relacionados ao preço dos derivados no mercado internacional e a oscilação da moeda nacional. A conclusão foi que os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional. Assim, de acordo com a Petrobras, permanece o alinhamento à política anunciada e aos objetivos do plano de negócios 2017/2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!