Atualmente, são diversos os fatores que viabilizam o crescimento de uma empresa, independentemente de sua área de atuação. Entre eles estão a qualidade dos produtos oferecidos, atendimento adequado e preços, por exemplo. No entanto, não se pode negar que a imagem das marcas também seja fundamental para conquistar a clientela e garantir bons resultados.
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Pensando nisso, mostra-se necessário alcançar o estabelecimento das marcas , afinal, elas são o DNA das empresas, sendo responsável por criar uma conexão com o cliente e uma relação de confiança e fidelização.
Este conceito vai muito além de uma imagem. É preciso demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o empreendimento. Com isso, há a representação do conjunto de valores pensados pela gestão do negócio para dar identidade ao serviço prestado.
Como mudar?
Apesar de todas as vantagens, mudar uma marca não é um processo simples como muitas empresas pensam e fazem. O caminho parte de um planejamento prévio, realizando pesquisa com o público que pretende atingir, parceiros e funcionários. Tudo isso ajuda o empresário a reconhecer qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera.
De acordo com Ângelo Vieira, diretor operacional da Farmarcas, administradora de redes farmacêuticas, o cuidado deve ser minucioso. “Quando vamos realizar alguma alteração em uma de nossas marcas, nos preparamos para uma verdadeira operação de guerra, pois temos que estar atentos para que nenhuma falha ocorra nesse processo”, detalha. Confira as principais dicas para construir uma marca:
1)
É preciso que o desenvolvimento deste conceito passe pela estratégia da empresa. Para isso, é necessário ter como base a missão, a visão e os valores da empresa, tendo também alinhamento com estratégia e posicionamento;
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2)
O comprometimento dos gestores da empresa com esse movimento de mudança é essencial, afinal, sem a confiança deles, não será possível que os demais participantes da empresa “comprem” essa mudança;
3)
Procure não esquecer projeções futuras do negócio, porque isso poderá trazer dificuldade futura para a marca, levando em conta as atividades e o público do empreendimento;
4)
A arte da marca precisa passar uma comunicação adequada. Deve-se perceber nela a mensagem que se objetiva, sendo atraente e original;
5)
É importante que a marca seja uma mistura de harmonia e identidade verbal e visual, isto é, a justificativa deve ir ao encontro do que está escrito, falado ou em imagem, estando bem especificado na utilização de todos os materiais;
6)
Também é essencial planejar minuciosamente o início do trabalho. Não adianta ter todo um projeto e simplesmente mudar. Pense em como e onde vai iniciar a divulgação da marca, o público e o alcance;
7)
Desenvolva um manual de uso de marca, no qual devem estar detalhados todos os cuidados e limites na utilização, contemplando impressos e digitais, arquitetura e decoração, fazendo com que tudo se comunique;
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8) A manutenção das marcas e possíveis revisões também devem estar em foco, especificando como se dará a manutenção. A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.