Brasil Econômico

Brasil Econômico

Nas gerações Y e Z, cada vez mais se tem discutido a equiparidade entre carreira e felicidade. Porém, quando o assunto é mudar de profissão, muitas pessoas desistem de trocar suas rotinas por uma questão de estabilidade e dependência, ficando assim, presas aos salários e benefícios oferecidos pela empresa.

Leia também: Lei da terceirização: conheça alguns benefícios e desvantagens

undefined
iStock
diálogo e pesquisa são fundamentais para aqueles que desejam mudar de carreira

A fim de ajudar os trabalhadores, a CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira, listou sete passos para que as pessoas, em especial os pais, tenham coragem de se arriscar na mudança de carreira .

1. Organize o seu tempo

Administrar o tempo pode ser uma tarefa difícil, ainda mais para aqueles que têm filhos. Segundo Leiza, fazer um esquema de separação do tempo no Excel ou em uma agenda pode ser uma alternativa para ajudar na organização.  Outro fator importante apontado por ela é não procrastinar, pois assim, sobrará mais tempo para pesquisas sobre os nichos profissionais que esses trabalhadores podem entrar.

2. Descubra qual a sua função

Após a pesquisa sobre os locais em que pode atuar, procure estudar mais sobre a função que melhor se encaixe. Nesta etapa, é importante refletir sobre as diferentes possibilidades e atividades abrangentes a uma mesma profissão.

3. Converse com profissionais da área

Depois de decidir sua área de atuação, procure conversar com profissionais que já trabalham com isso. Perguntas referentes ao salário e as perspectivas futuras podem ser interessantes para se ter um panorama não só da profissão, mas também de como ela impactará sua rotina e demandas atuais.

4. Planilhe ganhos e custos

Ter conhecimento sobre o que entra e o que sai da conta é uma tarefa complicada para a maioria dos brasileiros. Por isso, é importante se atentar na checagem das finanças, já que podem influenciar nas suas escolhas futuras e até mesmo retardar esse processo de mudança.

 “Aprendemos matemática, mas não como poupar ou administrar recursos financeiros. Logo, é importante  checar os gastos com as crianças, educação, saúde, vestimenta, alimentação, entretenimento, aluguel/hipoteca, manutenção do lar, etc. O ponto nesse passo é confrontar os benefícios que você recebe, analisando como substituí-los caso troque de carreira ou diminua o salário que vá receber”, recomenda a CEO.

Leia também: Veja três dicas para potencializar a liderança e a motivação no trabalho

5. Dialogue com sua família

Com as pesquisas concluídas e planejamento financeiro pronto, chegou a hora de mostrar o novo plano para a sua família. Neste ponto, o dialogo é mais do que necessário, uma vez que a pessoa com quem divide as despesas também possa querer se arriscar no mercado de trabalho no mesmo período.

Desse modo, o ideal é analisar quem mudará primeiro de profissão e como ficarão as despesas. “Se possível, reduza o valor pago na escola, compre materiais didáticos mais baratos, roupas mais em conta nos bazares e pesquise o preço dos alimentos antes de comprá-los. Caso você seja o único responsável pelo sustento da casa, também pode seguir esse passo, reduzindo as despesas básicas. Outra coisa importante é a conversa com os filhos sobre o que está acontecendo”, explica Leiza.

6. Coloque o plano em prática

Para que a decisão seja efetivada, é necessário o diálogo com as pessoas da empresa em que trabalha. Nesta etapa, é importante tentar um acordo sendo objetivo e sincero sobre suas insatisfações. Muitas empresas estão abertas ao diálogo, principalmente quando se trata de um bom funcionário. Nesse meio tempo, faça suas atividades com excelência e poupe o quanto puder.

7. Recomece

Enfim, o recomeço. A partir de agora é fundamental cultivar a paciência e persistir em sua nova carreira. Se você chegou no passo final é porque seguiu adiante e passou pelos desafios  das demais etapas. Por isso, vença seus medos, comece de novo e seja feliz no seu dia a dia no trabalho e com a sua nova escolha.

Leia também: Conheça cinco atividades para ganhar uma renda extra no fim do mês

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários