Brasil Econômico

Economia colaborativa pode ser saída importante para ter renda extra e pagar contas no fim do mês
shutterstock
Economia colaborativa pode ser saída importante para ter renda extra e pagar contas no fim do mês

A situação econômica brasileira mantém o mercado de trabalho desaquecido. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 13,2% no trimestre encerrado em fevereiro e atinge cerca de 13,5 milhões de pessoas. O resultado é 10,2% superior ao observado no mesmo mês do ano passado. Para contornar esta situação, muitas pessoas têm encontrado alternativas para ter uma renda extra e complementar o orçamento doméstico.

Leia também: Saiba quais são as profissões que estão em alta durante a crise

Enquanto a oferta de empregos formais – aqueles com carteira registrada – não aumenta, surgem alternativas para quem está desempregado. E é a economia colaborativa que está ajudando muitas pessoas a obterem uma renda extra . Seja para passear com cães, fazer entregas ou preparar pratos caseiros, estas opções podem ajudar muita gente a ganhar dinheiro em momentos de dificuldade financeira. Pensando nisso, listamos cinco atividades que estão sendo realizadas por quem precisa complementar sua renda. Confira:

 Social Delivery

Diariamente, muitas pessoas costumam cruzar a cidade para chegar ao trabalho ou faculdade, certo? Saiba que é possível ganhar dinheiro enquanto você realiza esse itinerário. Sem sair do percurso comum, é possível realizar entregas para a Eu Entrego . Por meio de um aplicativo disponível para Android e iOS, os clientes acionam os entregadores mais próximos para levar encomendas.

Leia também: Confira oito orientações para quem deseja abrir um negócio

Você viu?

Aqueles que desejarem realizar as entregas, escolhem a região que pretendem atender, o tamanho máximo do pactoe que podem carregar e o horário ideal. Para realizar as entregas, não é preciso ter carro, já que o trabalho pode ser efetuado com a ajuda do transporte público, de bicicleta ou até mesmo a pé.

Uber da informática

Os especialistas em tecnologia também podem conseguir novos jobs com a ajuda da plataforma Nerd2.me. A solução conecta pessoas que precisam de suporte em informática e tecnologia a quem entende do assunto. Para fazer parte da equipe, não é necessário ter formação acadêmica. Basta ter experiência no assunto, entender as solicitações e ser maior de 18 anos. Após preencher o cadastro, o sistema identifica as habilidades e separa os perfis em categorias. Depois da aprovação da Nerd2.me, os trabalhos começam a surgir.

Cozinheiros caseiros

Panela, fogão e disposição: estes são os elementos necessários para fazer parte da equipe da LocalChef. Se você tem um restaurante pequeno e quer alavancar vendas, se é um microempreendedor individual (MEI) que já prepara pratos para seus clientes ou até mesmo se você cozinha informalmente, é possível usar a plataforma para ter uma renda extra.

Leia também: Novas regras: veja o que mudou no rotativo do cartão e como evitar dívidas

Para isso, basta informar o tipo de prato que você irá cozinhar – marmita, massas, pães ou doces, por exemplo – enviar fotos do seu local de trabalho e dos pratos prontos. Se você tiver a aprovação na triagem e na entrevista, já começa a receber pedidos. E o melhor: não precisa se preocupar com a entrega, já que a própria empresa envia motoboys para retirar as marmitas, sem custo adicional.

Cliente oculto

Já pensou em ter uma atividade que se resume em dormir em hotéis de luxo, comer em restaurantes ou fazer compras? Essa é a função de um cliente oculto. A OnYou é uma plataforma que oferece avaliações para comércios de forma secreta. Para isso, a empresa conta com mais de 100 mil clientes ocultos espalhados pelo país.

Ao se cadastrar no site, as pessoas aceitam avaliar a qualidade de diversos estabelecimentos, sem que os funcionários da rede fiquem sabendo que estão sendo testados. É possível filtrar a disponibilidade, a região e o hobby. Em seguida, a OnYou envia um manual e convites para demandas como lojas, restaurantes e hotéis que se encaixam com seu perfil. Em alguns casos não existe a remuneração, mas você é reembolsado pelo que foi consumido e utilizado.

Adoradores de pet

Oferecer um serviço para quem precisa de cuidados para seu animal de estimação e ao mesmo tempo ajudar os prestadores de serviço. Este é o objetivo da Holipet, uma startup que aproxima donos de pets e profissionais por meio de um site que exibe os principais serviços. Para os profissionais autônomos, que atuam oferecendo serviço como cuidadores ou passeadores de pet, esta é mais uma plataforma que pode contribuir com uma renda extra no final do mês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!