Brasil Econômico

Não é novidade que os avanços tecnológicos têm cada vez mais se inserido no mundo dos negócios, de modo a trazer mais comodidade aos consumidores, e mais técnica aos empreendedores do varejo para aperfeiçoar suas empresas.

Leia também: Balança comercial registra superavit de US$ 19,6 bilhões até abril

Veja como a Internet das Coisas pode mudar o varejo
Marcelo Casal/Arquivo/Agência Brasil
Veja como a Internet das Coisas pode mudar o varejo

De acordo com o Senior Business Consultant em Analytics e Big Data para a indústria de Varejo na América Latina, Mauricio Andrade de Paula, nunca foi tão complexo e desafiador o processo compra dentro do ramo como atualmente.

“Com esse panorama, o mercado varejista se prepara para entrar de uma vez por todas na era digital”, analisa o especialista sobre as tendências previstas no 27º relatório anual sobre tecnologias aplicadas ao Varejo da RIS (Retail Info Systems) e no estudo “2017 Retail Vision” da Zebra, que vão impactar os empreendedores do varejo.

Experiência do Cliente - geradores de receita - e Excelência Operacional – redução de custos, segundo Mauricio de Andrade, são o que têm predominado nas pesquisas apresentadas.

Internet das Coisas (IoT)

A IoT no comércio deve ser uma das coisas de maior relevância até 2021, a base do conceito da Indústria 4.0, na análise do especialista. Os sensores da Internet das Coisas podem impactar significantemente a experiência de compra do consumidor, e ainda melhorar na excelência operacional do varejo.

O especialista situa que no estudo produzido pela Zebra está que “hoje, apenas 35% dos varejistas investem em sensores que avisam quando um cliente em específico está na loja, 27% customizam a visita de loja e 22% criaram alertas avisando quando um consumidor online está no estacionamento da loja para retirar uma mercadoria”.

Você viu?

Ou seja, os “poucos” empresários que contam com esse tipo de suporte já chamam a atenção do mercado, e têm um destaque maior, informa de Paula, visto que estratégias que personalizam a entrada de um cliente na loja, como por exemplo, a empresa entrar em contato com esse consumidor via smartphone no instante em que está próximo a uma loja ou olhando algum item específico do sortimento, chamam a atenção.

Leia também: Confiança da indústria cai após três meses consecutivos de alta, diz CNI

Visual Analytics

Atualmente, o comércio vem tomando a consciência sobre o gerenciamento das análises. “É impossível gerenciar adequadamente um negócio sem uma fábrica de dados bem estabelecida, informando as áreas sobre o andamento de suas operações e fornecendo conhecimento sobre seus clientes”, diz o especialista.

Vale ressaltar que se o comum era especialistas técnicos para elaborar essas análises, hoje o Visual Analytics começa a transformar essa realidade, visto que permite aos próprios especialistas de negócio a construir e avaliar as estratégias, que inclusive podem ser feitas em tempo real.

Como exemplo, de Paula cita a Trunk Club, uma varejista virtual que oferece roupas indicadas por personal stylists. “Além da linha de negócio arrojada, a empresa adotou um sistema de análise de dados dentro de seu depósito, dando estatísticas de produtividade e resultados para todos os seus colaboradores”. O especialista completa dizendo que o resultado foi de melhora significante na produtividade, uma vez que os colaboradores se motivaram mais a ver o resultado de outras equipes que estavam trabalhando no mesmo local.

Vale a pena?

Os dados mostram que existem resultados práticos e tangíveis relacionados diretamente a esses investimentos. O que é frisado por Mauricio Andrade é a importância de perseguir esses resultados de negócio, uma vez que eles permitem ter o controle total e efetivo de suas operações e conhecimento real sobre os clientes, que permite o aumento considerável nas vendas e redução de custos.

O especialista aponta que os principais problemas do varejo atual, de acordo com o relatório da Zebra, são as rupturas de estoque, concorrências com preços mais baixos e o sortimento inadequado. E que tudo isso pode ser facilmente solucionado com o uso de tecnologias no ramo do varejo.

 Leia também: Quer investir? Veja cinco corretoras que te ajudarão nos negócios

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!