Brasil Econômico

Quem trabalha no modelo home office precisa organizar uma agenda semanal
shutterstock
Quem trabalha no modelo home office precisa organizar uma agenda semanal

O home office é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho. Apesar disso, muitos profissionais ainda não sabem muito bem como combinar suas atividades pessoais com o trabalho. Isso acontece porque algumas pessoas têm dificuldade de concentração e se distraem facilmente. Além disso, algumas atividades domésticas exigem atenção.

Leia também: Saiba como evitar problemas nos últimos dias de entrega da declaração do IR

É possível, no entanto, se organizar para conciliar a vida pessoal e profissional trabalhando no modelo home office . O Freelancer.com, maior plataforma do mundo de freelancer e crowdsourcing do mercado em número de usuários e trabalhos publicados, criou uma lista com cinco dicas para te ajudar a gerir melhor o seu tempo e se concentrar no trabalho. Confira:

1) Tenha horários

Defina por quanto tempo você vai se dedicar ao trabalho durante o dia. Respeitar essa programação vai te ajudar a não misturar as atividades pessoais e profissionais, evitando que você faça mais de uma coisa ao mesmo tempo e acabe se enrolando para finalizar todas as tarefas.

Você viu?

2) Encontre um espaço de concentração

Você não precisa ter um escritório em casa, mas é bom evitar ambientes que possam causar distração. Também tenha por perto tudo o que vai precisar, a organização e a ordem vão ajudá-lo a economizar tempo.

Leia também: Índice de Preços da FGV sofre variação negativa de 0,99% em abril

3) Faça as refeições

É importante se alimentar corretamente durante o período de trabalho. Se você iniciou o suas atividades depois do café da manhã, procure fazer uma pausa para o almoço. Como na mesa tranquilamente e não em seu local de trabalho.

4) Organize a semana

Organizar uma agenda é um dos passos mais importantes para que você consiga conciliar as tarefas pessoais e profissionais. Ajuste suas atividades dando prioridade às questões que se mostrarem mais urgentes.

Leia também: Setor de serviços paulista cresce, com faturamento de R$ 21 bilhões

5) Não deu certo em casa? Busque alternativas

Em casa você pode encontrar muitas distrações. Caso você realmente não consiga se concentrar, é importante procurar por um bom lugar para trabalhar, onde haja conforto e pouca distração. Uma boa alternativa ao home office é procurar um espaço de coworking, que irá gerar um custo mensal ou diário, mas bem menor quando comparado ao aluguel de um escritório, por exemplo. Além disso, o ambiente oferece grandes oportunidades de networking, troca de ideias e até mesmo eventuais parcerias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!