Brasil Econômico

Uma empresa que não se preocupa com a presença nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Youtube, entre outras praticamente não existe.  Os canais devem ser usados para estreitar laços com o público, criar engajamento além de servir como forma eficiente para o crescimento dos lucros.

Leia também: Anatel: reclamação nos serviços de telefonia e internet caem 16,1% em 12 meses

Instagram: Empresário dá dicas para tornar o canal aliado da marca
iStock
Instagram: Empresário dá dicas para tornar o canal aliado da marca


 Entre as redes sociais mais comuns o destaque tem sido do Instagram , sendo que no ano passado a plataforma teve crescimento de 26% ao atingir 600 milhões de usuários. O Brasil aparece em segundo lugar no ranking de países que mais utilizam o canal, sendo que 45 milhões de pessoas compartilham diariamente foto e vídeos.

‘Uma imagem vale mais que mil palavras’, é nesse provérbio que empreendedores precisam focar para direcionar suas ações nessa rede social onde a imagem diz tudo.  “No Insta, uma boa foto tem o poder de cativar seu público. É possível gerar empatia sem usar palavras. É dessa emoção que o Marketing Digital das pequenas e médias empresas deve se utilizar para engajar o público”, afirma Nils Kauwertz, CEO da Wunder.

Ainda segundo o empresário é de extrema importância que o empreendedor saiba como utilizar a plataforma para criar relevância, ainda mais por se tratar de um canal em que a imagem é prioridade e não o texto, como as demais redes sociais. Para ajudar quem ainda não tem uma estratégia para turbinar o Insta, Kauwertz deu oito dicas para converter fãs em clientes; veja:

1.      Apresentação é tudo

Para o empresário ter atenção ao preencher os campos de cadastro da plataforma é fundamental, uma vez que esses dados é que vão fazer com que o consumidor encontre a marca no canal. O nome da empresa deve estar claro na distinção, o que ajuda na identificação da marca por parte do consumidor. Outro ponto de atenção refere-se a foto do perfil. Por ser um espaço muito pequeno para imagem, a dica do especialista é que se use o logo da marca ou uma imagem que está diretamente ligada à operação. “Evite imagens poluídas e com muito texto, será impossível descobrir do que se trata seu perfil”.  

2.     Produza suas fotos

Não poste qualquer foto. As postagens são reflexos da sua marca e isso é que vai tornar o Insta da empresa o mais profissional possível. O ideal é que as imagens sejam produzidas, com cenários pensados, cores, objetos e até personagens se for o caso. “É importante que suas fotos sejam bonitas e inspiradoras. Você tem a chance de apresentar seu branding para um grande público de forma direta e profissional”.

Você viu?

3.     Crie um padrão e deixe sua marca

“Seu Instagram conta uma história, ou várias histórias, cada foto é uma sequência de uma estratégia de marketing”, enfatizou o empresário. Para isso ter coerência em relação às postagens é fundamental. Criar um padrão para edição com filtros e cores específicas também ajuda, em especial na hora do consumidor associar a imagem com a marca. Outra dica é que ter um padrão não significa postar fotos sempre iguais, logo a criatividade deve ser aliada sempre.

4.     Aproveite o único espaço para links

Compartilhar fotos e vídeos é liberado na plataforma, porém links não. Segundo CEO da Wunder, o único espaço para o uso dessas informações é na opção “links do site”, local esse em que a empresa coloca o site da empresa. Por mais que a plataforma limite o uso de links que direcione para sites, o social mídia pode substituir o uso de link pelo direcionamento do consumidor a landing pages. Outra opção é criar chamadas no post publicado ao usar as frases já conhecidas pelos usuários como: “acesse o link na bio” e “mais detalhes no link da bio”.

5.     Seja bonito e divertido

Quem gosta da plataforma social se recorda de sempre curtir fotos bonitas e divertidas, não é mesmo? “Poste fotos ou frases engraçadas de vez em quando, com temas ligados ao seu produto, o estilo de vida dos consumidores e os bastidores de como ele é feito”, explica Nils Kauwertz.   

Leia também: Quer evitar o nome negativado? Confira três dicas para sair do vermelho

6.     Divulgue conceitos

É necessário estratégia para utilizar o Insta, por isso evite publicar fotos de produtos e propagandas. A dica é publicar conceitos, estilo de vida que está diretamente relacionado à sua marca. “Seja estimulante, interessante, diferente. Tendo identidade, sua marca pode criar no Instagram uma personalidade e se tornar referência”.

 7.  Conte histórias

Pessoas se identificam com pessoas, histórias têm o poder de aproximar ainda mais o público da sua marca. Assim como no marketing de conteúdo, a maneira mais fácil de criar empatia com seus seguidores é inspirá-los com exemplos de pessoas reais. Você deve ter percebido que, no Insta, cada foto deve ser planejada, montada para que o resultado seja o esperado, aproveite o planejamento e crie boas histórias.

  8.  Use vídeos

No começo, apenas imagens eram bem-vindas no aplicativo, depois um teste com vídeos de até 15 segundos… agora, a plataforma permite vídeos de até um minuto, sendo possível também fazer montagens animadas pelo próprio aplicativo, por exemplo, o “Boomerang”.

Os vídeos são leves e começam automaticamente, aumentando ainda mais o alcance da sua marca - só tome cuidado para não cair na publicidade e divulgar comerciais. Além disso, aproveite a nova funcionalidade do Instagram, os “Stories”, um conteúdo em foto ou vídeo que dura 24h e fica disponível para todos seus seguidores.

Leia também: Criança pede para marca GAP fazer roupas descoladas para meninas e não rosa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!