Brasil Econômico

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Está pensando em empreender? Antes de sair das ideias e partir para a ação é necessário que se pense em uma marca. É ela quem vai dar a cara para o seu negócio e ser praticamente o DNA do seu negócio.

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Khakimullin Aleksandr/ shutter
Uma boa definição da marca pode ajudar nos resultados financeiros da empresa



Estratégia

O desenvolvimento de uma marca deve partir da estratégia da empresa. Missão e visão dos valores bem definidos são essenciais na construção que deve se alinhar com estratégia e posicionamento, segundo opinou o presidente da Coperfarma, Carlos Maran.

Mudança

Se você já tem uma identidade e está pensando em apenas mudá-la, é muito importante que os gestores da rede se comprometam com essa transformação. Sem a confiança deles, diz Maran, não será possível que os demais participantes “comprem” essa ideia e tenham bons resultados.

Arte

A criação do logo tem que passar uma comunicação adequada e objetiva. Além disso, a arte também deve ser atraente e original.

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Identidade

A identidade verbal deve ir de encontro com a visual, para não causar uma incoerência. É muito importante que na marca também esteja especificado a utilização de todos os materiais da rede em questão.

Início

O início da utilização da nova identidade também deve ser planejado minuciosamente. “Não basta ter todo um trabalho e simplesmente mudar, deve-se pensar em como e onde vai iniciar a divulgação, o público e o alcance”, afirma o presidente da Coperfarma.

Manual

Cuidados e limites da utilização de uso devem estar especificados em um manual, que deve conter tanto versão impressa quanto digital. No ambiente, também é preciso comunicar essa nova fase, com decoração e arquitetura adequadas.  

Manutenção

É muito importante que o empreendedor não abra mão de uma revisão de sua marca, especificando como se dará a manutenção da mesma. De acordo com Maran, a gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, isso valoriza não só a imagem da mesma, mas também a consistência e a continuidade do uso dela.

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