Marcas de azeite também recebem a adição de óleos de sementes oleaginosas, o que não é permitido por lei
shutterstock
Marcas de azeite também recebem a adição de óleos de sementes oleaginosas, o que não é permitido por lei

A Proteste, associação especializada em direito do consumidor, encontrou problemas de fraude em azeites extravirgens pela sexta vez consecutiva. Entre os produtos testados, as marcas Tradição, Figueira da Foz, Torre de Quintela, Pramesa e Lisboa foram eliminadas por serem considerados azeites lampantes. De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura), azeites que têm essa classificação não devem ser destinados à alimentação humana. Em geral, eles são indicados ao uso industrial.

Leia também: Entenda o projeto de lei da terceirização aprovado na Câmara dos Deputados

Além disso, estas cinco marcas  também recebem a adição de óleos de sementes oleaginosas, o que não é permitido por lei. Os testes dos 24 produtos foi realizado em laboratório, acreditado pelo Mapa e pelo COI (Conselho Oleícola Internacional).

Este ano, os produtos testados foram: Andorinha, Borges, Beirão, Broto Legal Báltico, Carrefour Discount, Carbonell, Cardeal, Cocinero, Figueira da Foz, Filippo Berio, Galo, La Española, La Violetera, Lisboa, O-Live, Pramesa, Qualitá, Renata, Serrata, Taeq, Tradição e Torre de Quintela. Uma decisão judicial impede a Proteste de divulgar o nome e também os resultados de duas marcas participantes.

Você viu?

Leia também: Meirelles afirma que governo faz o "máximo" para evitar alta em impostos

A Proteste conta com a expertise de três grupos de profissionais treinados e qualificados por órgãos reguladores para descobrir a classificação de um azeite. Estes profissionais são resposnáveis por fazer a análise sensorial – ferramenta que determina a classificação do produto – na qual são avaliados aromas e sabores complexos, usando não apenas o olfato e o paladar, mas também o tato. Dentro da avaliação, a marca Beirão foi classificada como virgem. Por este motivo a Proteste afirma não recomendar a compra do produto.

Leia também: Conta de luz foi um dos principais motivos pela alta de 0,39% do IPC-S, diz FGV

A maior pontuação dentre todos os parâmetros avaliados nas marcas, sendo considerado o “Melhor do Teste” foi dada ao produto da O-live& CO. Em segundo lugar, ficou o azeite da Andorinha e Carbonell. O azeite mais bem classificado no teste também é uma das “Escolha Certa”,  o que significa que teve boa classificação no binômio qualidade/preço.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!