Tente fazer um diagnóstico de sua vida financeira por 30 dias para ter maior controle e alcançar seus objetivos
iStock
Tente fazer um diagnóstico de sua vida financeira por 30 dias para ter maior controle e alcançar seus objetivos

Muitas pessoas acreditam que o seu salário não é suficiente para as suas despesas, o que exige uma tomada de ações imediata para que sobre salário no final do mês e conquistem seus objetivos. Essa discussão é importante para a semana que se inicia, visto que na próxima quarta-feira (15) é celebrado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Leia também: Especialista dá dicas para aproveitar o Dia Internacional do Consumidor

Caso as contas não estejam fechando, é hora de repensar totalmente as suas finanças e seu padrão de vida. Pode parecer difícil, mas é fundamental observar que não é sustentável viver uma realidade que não é a sua. Cortar gastos é uma atitude necessária para ganhar fôlego e realizar objetivos .

É preciso ficar atento aos pequenos gastos, das despesas e compras feitas de forma desordenada e acabam se tornando grandes ralos por onde escoam as economias. Você sabia que, em média, 25% dos gastos mensais são supérfluos e/ou desnecessários? As pessoas sempre dizem que não têm mais de onde reduzir os gastos, mas, ao fazer uma boa análise, observam que é sim possível.

Também é importante fazer um diagnóstico da vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta, separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente da que imagina. Não se deve, no entanto, virar escravo dessa anotação, pois, quando vira rotina, perde a eficácia.

Você viu?

Leia também: Trabalho temporário ou terceirização? Entenda as duas formas de contratação

Dê prioridade aos seus sonhos

Você reconhece a importância de priorizar seus sonhos em seu orçamento mensal? Muitas pessoas deixam para poupar para os seus objetivos quando, e se, obrar algum dinheiro no final do mês. Se você estiver fazendo dessa forma, tente mudar. Dificilmente conseguirá conquistar seus sonhos no momento planejado.

Tente priorizar aquilo que realmente importa, os sonhos e as metas pessoais e familiares. Lembre que para colher resultados diferentes é preciso agir diferente, mudar atitudes e hábitos.

A maioria das pessoas faz a seguinte conta para ajustar seu orçamento: Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo. Não adianta esperar que, assim, sobre algum dinheiro ao final do mês para poupar, até porque temos a tendência de gastar enquanto temos dinheiro é natural, mas é algo que tende a levar à frustração por não conseguir realizar os sonhos.

Leia também: Conheça os quatro erros mais comuns do marketing digital e como corrigi-los

Desas forma, tente calcular da seguinte maneira: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Assim não existe lucro ou prejuízo, as contas batem e você estará priorizando seus objetivos e ajustando seu padrão de vida ao valor que sobrar. Portanto, logo que receber o salário, já se deve retirar a quantia mensal necessária para a realização, colocando esse dinheiro na melhor opção de investimento de acordo com o prazo desse sonho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!