Brasil Econômico

Na próxima quarta-feira (15) será o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Mas você tem motivos para comemorar? Se a resposta é não, com certeza você já se perguntou “Como gastar menos do que ganho?”.

Leia também: Dólar fica perto de R$ 3,20 e registra o maior valor em quase dois meses

Consumidor, coloque na ponta do lápis todas as suas despesas por 30 dias
Shuttersock
Consumidor, coloque na ponta do lápis todas as suas despesas por 30 dias

Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira e listou algumas dicas para que o seu dinheiro seja melhor administrado, antes mesmo do Dia do Consumidor .

Primeiramente o especialista alerta que caso as suas contas não estejam fechando, este é o mesmo exato parar repensar todas as suas finanças, e inclusive, o padrão de vida. E adverte “cortar gastos é uma atitude necessária para ganhar fôlego”.

Domingos ressalta que são nos pequenos gastos em que o consumidor deve ficar mais atento, uma vez que, em média, 25% dos gastos do mês são desnecessários.

Para constatar tal fato, o doutor em educação financeira faz uma sugestão ao consumidor: “Faça um diagnóstico da vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta, separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas”.

Ele garante que desta forma, uma realidade completamente diferente virá à tona. Entretanto, ele ressalta que não se deve ficar escravo dessa anotação, pois, quando vira rotina, a funcionalidade do método perde sentido.

Você viu?

Leia também: Azul vai manter franquia de bagagens e dar desconto para quem não despachar

Sonhos

Você está indo em busca do seu? Digo, financeiramente. Reinaldo Domingos aponta que é muito comum as pessoas guardarem dinheiro apenas se sobrar no final do mês, e que esse mecanismo dificilmente será eficaz na realização do seu sonho.

O especialista sugere que, em vez de trazer o tradicional cálculo: Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo, que seja utilizado: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos.

Desta forma, não haverá lucro ou prejuízo, as contas vão bater e o sonho será priorizado em suas metas. Vale ressaltar, que essa fórmula matemática sugerida pelo especialista pode fazer com que até mesmo o seu padrão de vida seja readequado.

Prazos

Reinaldo Domigos esclarece que é importante que se tenha pelo menos três sonhos - de curto, médio e longo prazo.

O primeiro deve ter um período de realização de no máximo 12 meses. Já o segundo em um prazo máximo de 10 anos e o último, com mais de 10 anos.

Com as metas bem definidas, poupar dinheiro não se torna um martírio e sim, segundo o especialista, um estilo de vida, que pode levar o consumidor a fazer diversas realizações e conquistas.

Leia também: MPF pede anulação de norma da Anac sobre cobrança no despacho de bagagens

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!