Apesar da crise financeira que predominou no ano de 2016, muitas empresas conseguiram bons resultados em seus investimentos e orçamentos. O setor de bebidas, por exemplo, foi um dos maiores destaques, com crescimento de 9% em seu valor em relação a 2015, com participação expressiva das marcas de bebida da AmBev, comandada pelo trio bilionário brasileiro liderado por Jorge Paulo Lemann. Com isso, o Brasil Econômico listou as 10 principais marcas brasileiras que se destacaram ao longo do ano passado e que fazem parte do ranking de 25 marcas brasileiras mais valiosas de 2016, desenvolvido pela consultoria Interbrand e Forbes Brasil.
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Vale ressaltar que a lista da Interbrand é baseada em diferentes formas de influências vinculadas a marcas brasileiras e internacionais, o que incluiu crescimento anual, lucro econômico e o papel e força da instituição diante o mercado.
1 . Itaú
O Itaú Unibanco é um banco brasileiro fundado em 2008 após a fusão do Holding Itaú Bancos e Unibanco. No ano passado, foi avaliado em R$ 26,61 bilhões, com mais de 90 mil colaboradores, 60 milhões de clientes e aproximadamente 95 mil acionistas. Também em 2016, o Itaú Unibanco formalizou a compra das operações de varejo do Citibank no Brasil por 710 milhões de reais. A aquisição ainda está sendo analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
2. Bradesco
O banco brasileiro Bradesco é considerado atualmente a maior marca da América Latina, com R$ 18,73 bilhões. Fundado em 1943 com o nome "Banco Brasileiro de Descontos S.A.", oferece produtos e serviços como plano de previdência complementar, gestão de ativos e corretagem de valores mobiliários. Em dezembro de 2013 os ativos totais do banco chegaram a R$ 918,1 bilhões, e em 2015, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) foi considerado o maior grupo de seguros, previdência complementar e títulos de capitalização.
3. Skol
A Skol é uma marca de cerveja da empresa dinamarquesa Carlsberg, fabricada no Brasil pela AmBev ou AB InBev. Atualmente é a marca mais valiosa do setor de bebidas no mercado brasileiro, sendo avaliada em R$ 14,86 bilhões.
4. Brahma
A marca de cerveja Brahma, foi criada em 1888 no Rio de Janeiro pela Companhia Cervejaria Brahma, sucedida posteriormente pela AmBev. Ano passado foi avaliada em R$ 10,71 bilhões, sendo a segunda marca de cerveja mais consumida no País.
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5. Banco do Brasil
O Banco do Brasil S.A. é uma instituição financeira e um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro. Com 5.429 agências espalhadas por todos os estados do País, o Banco do Brasil foi avaliado em R$ 9,98 bilhões, tendo crescimento também no exterior com cerca de 50 pontos de atendimento, o que inclui agências, unidades de negócios e escritórios.
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6. Natura
A Natura, empresa brasileira do setor de beleza, foi fundada em 1969. Se expandiu para países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com mais de 7 mil colaboradores e aproximadamente 1,5 milhão de consultores. Com diversos projetos abrangentes ao empreendedorismo, lançou em 2014 o ecoparque em Benevides, no Pará, a fim de gerar negócios referentes a biodiversidade e impulsionar as atividades empreendedoras locais. Em 2016 foi avaliada em R$ 6,92 bilhões.
7. Antárctica
Surgindo originalmente como produtora de cerveja, a Companhia Antarctica Paulista expandiu seus produtos no setor de bebidas, passando a produzir também refrigerantes. Disputou por muitos anos a liderança do mercado de cerveja com a Brahma, até a junção de ambas as marcas, dando origem a Ambev. No ano passado foi avaliada R$ 3,97 bilhões, se tornando a quinta maior cervejaria do mundo.
8. Petrobrás
Petróleo Brasileiro S.A, mais conhecida como Petrobrás, é uma empresa de capital aberto do governo brasileiro. Atualmente opera no segmento de energia em 25 países, sofrendo um prejuízo de 34,8 bilhões de reais em 2015, devido a crise referente a operação Lava Jato. Em 2016 foi avaliada em R$ 3,43 bilhões.
9. Vivo
Marca comercial do Grupo Telefônica no Brasil, a Vivo é uma concessionária de telefonia, internet e TV no País. Em 2008, com bom desempenho, apresentou menos reclamações do que entidades concorrentes no índice oficial de reclamações desenvolvido pela Anatel. Em 2011 registrou cerca de 70 milhões de clientes e no ano passado foi totalizada em R$ 2,42 bilhões.
10. Cielo
Antiga Visanet Brasil e a décima colocada no ranking de marcas brasileiras mais valiosas, a Cielo é uma empresa brasileira que atua na captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito. Em junho de 2014, deteve cerca de 1,4 milhões de pontos de venda espalhados por todo o Brasil, sendo avaliada em R$ 1,83 bilhão.
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