A dependência de um salário e o cenário de desemprego em alta faz com que muitos profissionais se prendam a um trabalho em que não necessariamente gostariam de estar. Isso, de acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, pode gerar não só insatisfação, mas também frustração com a vida profissional, o que obviamente é muito ruim.
LEIA MAIS: Intenção de investimento entre os MPEs cresceu 12,3% em janeiro, diz SPC Brasil
Mas ele alerta que se você pensa assim, é preciso que ressignifique a permanência neste trabalho. Olhar o atual emprego como apenas uma etapa para o alcance de algo maior é uma das saídas para superar a insatisfação profissional. Confira abaixo outras dicas do especialista.
Descontentamento
Primeiramente Marques recomenda que o profissional projete planos para uma vida melhor que a atual, é importante almejar o crescimento. Mas para isso é muito importante que a leitura de livros sobre a área desejada seja realizada. Desta forma, o conhecimento poderá ser ampliado de maneira sólida e ainda servirá como um “teste” para identificar se realmente é aquilo o que você quer ou não.
LEIA MAIS: Veja como investir em ferramentas gerenciais e gerar bons resultados
Você viu?
A inspiração pode estar presente nas pessoas que estão ao seu redor. O especialista afirma que é necessária a percepção sobre como essas pessoas que obtêm grandes resultados agem em momentos de sucesso e de fracasso (nem todo mundo é perfeito, não é mesmo?). Refletir o que deu certo e porque é um ótimo exercício, mas melhor ainda é identificar as razões pelas quais determinado projeto deu errado.
Mindset
Você já ouviu falar em mindset? Basicamente é a linha de raciocínio que direciona a vida das pessoas. Ou seja, é de extrema importância que você tenha claro em sua mente quais são os seus objetivos profissionais.
Feito isso, Marques ressalta que também existe a necessidade de ter paciência, e que um passo seja dado de cada vez.
Se você, por exemplo, tem o mindset de abrir um negócio, troque informações com profissionais da área e invista em cursos da área. Desta forma, o atual emprego – motivo de insatisfação - pode servir de suporte para que você alcance o objetivo final.
LEIA MAIS: Bovespa: veja 10 expressões usadas por investidores na bolsa de valores