Tamanho do texto

Ficar atento a todas as oportunidades que podem surgir é essencial; além disso, manter uma rede de relacionamentos pode acarretar em indicações

Ter iniciativa é essencial para as pessoas que buscam o primeiro emprego
Shutterstock
Ter iniciativa é essencial para as pessoas que buscam o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego não é uma tarefa tão simples. Afinal, a falta de experiência pode complicar um pouco a missão. Com empenho na busca, no entanto, é possível entrar no mercado de trabalho na área desejada. 

+ Quer mudar de carreira? Coach dá dicas para que transição seja sem traumas

“Ir pelos caminhos mais óbvios, por onde todos vão, tornará a busca mais difícil. Tem que estar atento, ter foco e paciência”, afirma Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humenos do McDonald's Brasil. O executivo está acostumado a selecionar pessoas sem experiência para o primeiro emprego .

Nóbrega fez uma lista com cinco estratégias para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Confira quais são e entenda a importância de cada uma delas:

1) Fique atento a todas as oportunidades

Devido à difícil sitiuação financeira pela qual o Brasil passa no momento, as pessoas podem ter a impressão de que os empregos sumiram. O mercado está complicado, mas, ainda assim, existem bons empregos disponíveis. Fale com seus amigos, cadastre seu currículo em bancos de dados, busque nas redes sociais ou vá diretamente às empresas.

+ Os 8 bilionários que têm juntos mais dinheiro que a metade mais pobre do mundo

2) Prepare-se ao máximo

A conquista de um bom emprego leva tempo, portanto, o preparo deve começar cedo. Tudo o que você faz durante os anos de escola também é parte dessa preparação, pois todo esse aprendizado vai permitir que você se destaque e conquiste a tão sonhada vaga.

3) Mantenha seus contatos

Grande parte das oportunidades de emprego virá por meio da rede de relacionamentos que são construidos ao longo de sua vida. Por isso, pergunte se há vagas nas empresas onde seus conhecidos trabalham e nunca perca os contatos, pois eles podem fazer indicações importantes.

4) Mostre iniciativa

Algumas pessaos têm o péssimo hábito de esperar passivamente que “as coisas aconteçam”, acreditando que as oportunidades vão bater à sua porta. Com o passar do tempo, no entanto, as coisas ficam mais difíceis para quem está fora do jogo.

+ Santander oferece antecipação do saque de contas inativas do FGTS

5) Aprenda a lidar com a rejeição

É importante que você saiba que vai “dar com a cara na porta” várias vezes. Esteja preparado, também, para enfrentar períodos de silêncio, desencontros e cancelamentos de entrevistas na busca pelo seu primeiro emprego. Você deve levar isso como parte da natureza de um processo seletivo e não como uma questão pessoal. Não desanime.