A falta de perspectivas, crescimento profissional e visão do futuro faz com que muitos profissionais fiquem desmotivados e pensam em mudar suas carreiras. Pode parecer fácil, simplesmente procurar outra área de interesse e se aventurar, mas na opinião do coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias, é importante fazer uma reflexão sobre o que levou a desmotivação antes de jogar tudo para o ar.

 + Confira as carreiras que estarão em alta em 2017

Carreira: veja o que fazer antes de decidir mudar
shutterstock
Carreira: veja o que fazer antes de decidir mudar


Dias explicou que a primeira coisa a ser feita nesses momentos é encontrar o motivador dessa mudança de carreira .   “Ter isso bem claro é muito importante, pois ajuda a montar um planejamento para a transição. Uma mudança não pode acontecer só porque “encheu o saco”, é preciso investigar se não é apenas uma fase ruim na carreira atual, ou ainda um mau relacionamento com as pessoas e com a organização onde se está”, diz.

 Pesquisa antes

Após identificar a raiz do problema e da insatisfação, Dias explica ser necessário pesquisar e entender sobre o novo setor que pretende atuar.   “Mudanças sem rumo não tem muita garantia de sucesso. Quando você estrutura a mudança, tem chances de ir avaliando ao longo do tempo se é lá mesmo que você quer estar”, afirma.

Outra medida a ser tomada por quem quer investir em uma nova carreira e se preparar financeiramente, já que a nova empreitada vem acompanhada de um cargo menor, como profissional júnior e salário também. O coach fala que esse processo de mudança é de curto prazo, cerca de dois, e fazer uma reserva financeira é fundamental.

+ Sete maneiras de descobrir qual é a carreira certa para você

Você viu?

Muitos acham bobagem, mas o aconselhamento de um profissional de psicologia também tornar a transição de carreira menos traumática possível. “A incerteza sobre quanto tempo pode demorar a ter novamente uma estabilidade e um bom rendimento pode demandar muita energia física e mental. O apoio de um médico ou psicólogo pode ser útil nesse momento”, sugere Dias e completa ao afirmar que ter o auxílio de um coaching de carreira também é uma boa medida neste período transitório.

Emerson Weslei Dias listou algumas ações que devem ser tomadas antes da decisão de investir em uma nova carreira; veja:

 - Tire férias ou alguns dias de descanso para ter certeza de que a insatisfação não é apenas cansaço;

- Liste seus hobbies e algumas carreiras que mais lhe agradam;

- Converse com pessoas que já atuam na nova área pretendida e pesquise para saber das reais condições de trabalho;

- Leia histórias inspiradoras de pessoas que mudaram de vida;

- Não haja com impulso. Caso esteja certo da decisão, faça um planejamento;

- Não pense na idade como um fator limitante. Nunca é tarde para mudar de carreira.

 + Ano novo, profissão nova? Veja as cinco carreiras mais cobiçadas em 2017

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!