Brasil Econômico

Você tem um automóvel? Saiba que em estados a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vence na próxima segunda-feira (9). O proprietário, além de pagar o imposto mais barato neste ano, poderá ter desconto ao quitar o imposto à vista em quase todo o País. 

+Confiança cresce no comércio de São Paulo, mas vendas futuras devem sofrer queda

Valor do IPVA teve queda e quem optar pelo pagamento à vista terá mais desconto
shutterstock
Valor do IPVA teve queda e quem optar pelo pagamento à vista terá mais desconto


Tanto o site da Secretaria de Estado quanto o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibilizam todas as informações sobre o  imposto , entre as indicações disponíveis estão: como funcionará o pagamento com desconto e a prazo, o cálculo base do valor que o proprietário deverá desembolsar, além da data de vencimento referente a cada final de placa.

São Paulo

Segundo o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o paulista que possui automóvel pagará 4,8% a menos no valor do IPVA deste ano na comparação com 2016. Quem quiser aproveitar o desconto de 3% deve efetuar o pagamento no primeiro dia de vencimento da placa em questão. Já quem optar por parcelar o imposto poderá saldar a valor em até três vezes. O calendário com as datas de vencimento pode ser consultado no site da  Secretaria. 

Rio de Janeiro

O pagamento do IPVA no Rio de janeiro poderá ser realizado em qualquer banco após a retirada da guia de recolhimento (boleto) pelo site da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro ou do Banco Bradesco. Assim como no ano passado, o consumidor terá a opção de pagar à vista ou parcelado. O Detran do Rio de Janeiro disponibiliza em seu site  as datas de vencimento de cada parcela, de acordo com a sua placa. 

Você viu?

Minas Gerais

Assim como o estado de São Paulo, o mineiro que pagar o imposto à vista terá 3% de desconto. O site da Secretaria da Fazenda informa que o imposto vai sair 4,4% mais barato em relação ao ano de 2016, e poderá ser pago no Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e no banco Santander. O site oficial também deixa o link para emissão do boleto, uma vez que  a Secretaria não envia boletos para pagamento. Aliás, esta é uma das dicas para não cair no golpe do IPVA. Confira o calendário de pagamento disponível no site do Detran .

+IPC-S tem alta de 6,18% impulsionado pelo preço da gasolina, afirma FGV

Pernambuco

Em Pernambuco quem pagar o imposto à vista terá o desconto ampliado de 5% para 7%. Diferentemente da maioria dos outros estados, Pernambco tem seu primeiro vencimento no mês de fevereiro, sendo que até o ano passado era no mês de março. O calendário se encontra disponível no site oficial da Secretaria da Fazenda de Pernambuco . Em dezembro de 2016, o governo divulgou uma nota avisando que o primeiro vencimento seria em já janeiro, mas voltou atrás na decisão. 

Santa Catarina

A queda do valor do IPVA no estado de Santa Catarina foi impulsionada pela baixa do preço de mercado dos veículos. Neste ano, o motorista vai pagar em média 4,4% a menos do que o ano de 2016. Diferentemente da maioria dos estados, quem efetuar o pagamento à vista não terá desconto, deixando assim o parcelamento em três vezes mais atraente aos proprietários. No site  da Secretaria também se encontra disponível os bancos onde será possível saldar a dívida.

Amazonas

O proprietário de automóvel que pagar o IPVA à vista terá desconto de 10% do valor total. A medida tem como intuito estimular que os consumidores deixem de lado o pagamento parcelado de três vezes. Entretanto, pagar parcelado também contempla o proprietário com a diminuição do valor. Segundo o site oficial da Secretaria de Fazenda, a primeira parcela terá10% de redução, a segunda 5% e a terceira é a única com o valor integral. Confira o calendário neste link .

Golpe

Recentemente um número expressivo de internauta usou as redes sociais para denunciar o envio de boletos falsos para o pagamento do IPVA de 2017. Especialistas e notas divulgadas por algumas das Secretarias alertam que a carta enviada pelo governo do estado que chega às casas não são boletos, e sim um lembrete com o aviso de que o pagamento deverá ser realizado por meio do Registro Nacional de Veículos Automotores (Revavam) e da placa. Cada estado definiu os locais onde o pagamento poderá ser efetuado, além de também informar onde as emissões dos boletos poderão ser feitas.  

+Projeções: mercado sinaliza inflação de 4,87% para 2017 e PIB de 0,5%

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!