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Sua produtividade depende dos primeiros minutos do seu dia: evite alguns hábitos

Os primeiros minutos de seu dia de trabalho são críticos em relação à sua produtividade pelas próximas oito horas. Se você chegar atrasado ao escritório ou se prender nas mensagens intermináveis de e-mail, poderá facilmente perder o foco pelo resto do dia.

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Yu Han e Shana Lebowitz são colunistas do site Motto e escreveram sobre alguns hábitos que podem detonar com a produtividade dos profissionais – ainda pela manhã. “Nós fizemos uma pesquisa e pontuamos nove ‘ciladas’ comuns que podem te enrolar pelo resto do dia – ainda nos primeiros 10 minutos do dia”, afirmaram.

Veja quais são atitudes que você deve afastar do seu dia de trabalho para render mais:

1. De olho no relógio

Você pode estar sabotando todo o seu dia de trabalho ao chegar atrasado. Aliás, mesmo antes de chegar ao local, só pelo estresse, sua cabeça já começa a “falhar”. Um estudo recente citado pelo Huffington Post mostrou que chefes tendem a ver seus funcionários “atrasonildos” como pessoas menos conscientes, confiando menos em seu desempenho e, consequentemente, dando menos cargos de poder neles.

Tente se preparar sempre com antecedência, saia de casa com uma margem de tempo extra a fim de evitar estresse e corre-corre.

2. Socializar é bom

Acredite ou não, mas é muito positivo a interação com seus colegas de trabalho. Cumprimentar, mostrar interesse por seus problemas e conquistas ou, ao menos, dar aquele “oizinho” pode até te tomar alguns minutos, todavia, valerá a pena.

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Não interagir passa uma aparente falta de habilidade social, o que pode minar suas competências técnicas, por maiores que elas sejam, de acordo com a especialista em ambiente trabalhista, Lynn Taylor.

3. Hora do cafezinho

Você é do tipo de pessoa que não toma café em casa e deixa para fazer isso só depois que chega à empresa? Se sim, fique de olho: de acordo com uma pesquisa, o melhor horário para ingerir a bebida é depois das 9h30, já que entre 8h e 9h seu corpo vai chegar a um pico na produção do hormônio cortisol, que regula a energia. Quando você toma café durante esse pico, seu corpo começa a produzir menor quantidade da substância.

E uma vez que seu nível de cortisol começa a declinar às 9h30 da manhã – bem, você realmente vai precisar de uma bomba de cafeína.

4. Esqueça seus e-mails

A maioria das pessoas tem o hábito de sentar a sua mesa de trabalho e já abrir a caixa de mensagens, conferindo e respondendo e-mail por e-mail que chegou desde a noite anterior. O grande problema é que os 10 primeiros minutos de trabalho, de acordo com Michael Kerr, palestrante internacional, devem ser dedicados a, rapidamente, escanear e priorizar as mensagens mais importantes. Desse modo, você pode ver se existe alguma coisa urgente e criar um plano para responder o restante das pessoas depois.

“Checar a caixa de e-mails pode se tornar uma daquelas tarefas que faz com que você se sinta produzindo muitas coisas – e é aí que mora o perigo, porque você pode estar se estendendo em resoluções secundárias, deixando de atender os chamados mais urgentes”, afirmou Kerr ao site Business Insider.  

5. Tenha uma agenda

Não se organizar é um dos piores hábitos possíveis. Tente chegar ao trabalho já com uma listinha de afazeres – ou, ao menos, tenha uma ideia daquilo que é mais importante a ser feito nas horas seguintes. Uma boa ideia é escrever todas as tarefas e ir marcando um “ok” quando forem sendo realizadas ao longo do dia.

Com uma agenda, você se prepara melhor para reuniões, conferências, almoços e outros eventos que terá na semana. Senão, corre o risco de ser pego desprevenido dez minutinhos antes...

6. Começando pelo fácil

Estudos sugerem que sua energia e vontade de trabalhar tendem a diminuir ao longo do dia. Isso justifica o porquê de você escolher começar seu dia pelas tarefas mais difíceis e complexas.

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Algumas pessoas chamam essa estratégia de “comer o sapo”, baseando-se na frase de Mark Twain: “comer um sapo vivo é a primeira coisa a se fazer pela manhã; nada pior poderá acontecer no resto do dia”.

7. Multitarefas

Se você tem energia pela manhã, pode sentir que é capaz de fazer um milhão de coisas diferentes ao mesmo tempo. Contudo, diferentes pesquisas já mostraram que isso pode atrapalhar a sua performance – sendo melhor, portanto, fazer uma coisa de cada vez. Ao começar seu dia de trabalho fazendo “tudo ao mesmo tempo agora”, você pode acabar se colocando em maus lençóis pelo resto das horas.

Não deixe que tais hábitos te distraiam das tarefas que precisam ser feitas hoje e agora. Para alcançar seu nível de produtividade necessário, tente compartimentalizar não só as suas tarefas, mas também seus pensamentos: por exemplo, coloque os pensamentos negativos em uma “caixa” separada, para que você comece seu dia e sua semana mais eficiente.

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