Tamanho do texto

Não existe receita pronta que possa garantir o sucesso de um negócio. Porém, algumas ações são capazes de trazer mais rentabilidade. Veja

Ser consistente é um componente-chave para ganhar dinheiro nos negócios
iStock
Ser consistente é um componente-chave para ganhar dinheiro nos negócios

Para ter um empreendimento lucrativo é necessário muita determinação e foco para planejar suas estratégias corretamente e criar uma rede de contatos e parcerias que ajudem na divulgação do seu negócio para, desse modo, atingir o público-alvo de forma mais rápida e eficiente.

+ Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender

Certamente, não existe uma receita pronta que garanta sucesso nos negócios , já que existem variáveis diversas. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, empreender não é tão fácil quanto parece e exige certos sacrifícios: não é, simplesmente, chegar no escritório, abrir as portas, ligar o computador e começar a ganhar dinheiro.

Apesar disso, algumas ações podem trazer mais certezas de que uma empresa vai dar certo, tais como a flexibilidade, o bom planejamento e as habilidades organizacionais. Com esses feitos, é possível evitar grandes transtornos e surpresas negativas para seu empreendimento.

A fim de ajudar com algumas dicas e passos essenciais para começar um empreendimento e atingir o sucesso dele, o especialista em marketing para pequenas e médias empresas, Diego Carmona, aponta alguns hábitos positivos para manter o negócio lucrativo. Veja algumas dicas que ele apontou ao Brasil Econômico.

1. Organização

Para ter um empreendimento lucrativo, é necessário que ele seja organizado desde o primeiro momento, afinal a sistematização vai ajudar o empreendedor a saber planejar as tarefas que precisam ser feitas e em que tempo devem ser realizadas diariamente.

Por exemplo, um bom método de organização é criar uma lista de tarefas diárias. Assim, você garante que não está se esquecendo de nada e que todas as atividades essenciais para a sobrevivência do seu negócio estão sendo completadas.

2. Registros detalhados

Todas as empresas bem-sucedidas mantêm todos os seus registros detalhados, como entrada e saída de mercadorias ou matérias-primas, relatórios, contratação de profissionais, avaliações individuais, análise de fluxo de caixa. Ao fazer isso, é possível saber, precisamente, em que situação o empreendimento está financeiramente, além de perceber os desafios potenciais que podem aparecer pelo caminho.

O especialista dá a dica de que os empreendedores mantenham o hábito de ter uma planilha. “É uma boa ideia para manter os dados detalhados e à disposição, como também os relatórios diários”.

3. Concorrência conhecida

Não há como negar que a concorrência gera melhores resultados, instigando ao aperfeiçoamento do mercado. Para ter um empreendimento lucrativo, não se pode ter medo ou preguiça de estudar e aprender com seus concorrentes, afinal, eles podem ter ótimas estratégias com as quais sua empresa pode implementar, elevando os lucros.

4. Riscos e benefícios

A chave para ser bem-sucedido está em correr riscos calculados para ajudar o seu negócio a crescer. Uma boa pergunta a se fazer é: “qual é a desvantagem”? Se você responde a essa pergunta, já sabe qual é o pior cenário possível. Esse reconhecimento permite que a empresa se arrisque, gerando recompensas.

“Todos os empresários assumem riscos. Por isso, observe os custos e benefícios de cada decisão e descubra as vantagens e desvantagens. Tenha planos de back-up preparados e encontre assessores de confiança, como contabilistas, bancos, consultores de marketing, advogados e agentes de seguros”, aconselha o especialista.

+ Negócios: nove ideias que você pode pôr em prática enquanto viaja

Dessa forma, se seu plano falhar, você tem quem te apoie e ajude a decidir os próximos passos e riscos que você deve assumir.

5. Criatividade

Sempre esteja à procura de outras maneiras inovadoras de melhorar o seu negócio e fazê-lo se destacar da concorrência. Para começar, é essencial que você reconheça que não sabe tudo (e, provavelmente, nunca saberá). Por isso, esteja aberto a novas ideias e novas abordagens para ter lucro em seu empreendimento.

Lembre-se de que, inclusive, na hora de preparar campanhas de marketing, a sua criatividade será o “carro-chefe”.

6. Foco sempre

Aqui se aplica o velho ditado: “Roma não foi construída em um dia”. Só porque você abriu um negócio não significa que você vai imediatamente começar a ganhar dinheiro. Leva tempo para que as pessoas saibam quem você é, portanto, fique focado em alcançar seus objetivos em curto prazo e dê o tempo necessário para se erguer por conta própria.

7. Sacrifícios necessários

Começar um novo negócio é trabalho duro e, assim que você abre suas portas, está apenas no início de uma longa jornada (apesar de todo o empenho aplicado até esse momento).

+ Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender

Entenda que, para que seu empreendimento dê lucros, você, provavelmente, terá que fazer sacrifícios logo no início – e depois dele. Um exemplo clássico é o fato de você ficar menos tempo com a família e amigos, para conseguir focar todos os seus esforços no novo projeto.

8. Serviço de excelência

Há muitas empresas de sucesso que se esquecem de que o fornecimento de um excelente serviço ao cliente é de máxima importância. Mesmo parecendo bastante óbvio. Portanto, novos empreendedores devem sempre se lembrar de que, quando se presta um serviço melhor para os consumidores, eles estarão mais inclinados a vir até você (ao invés de ir até a empresa concorrente), na próxima vez que precisarem de algo.

Então, se quiser ter um empreendimento lucrativo, deve-se atentar ao serviço prestado.

9. Consistência

Ser consistente é um componente-chave para ganhar dinheiro nos negócios . Você tem que cumprir as metas necessárias para ser bem-sucedido dia após dia. Isso irá criar hábitos positivos, em longo prazo, que irão ajudá-lo a ganhar dinheiro.

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.