Tamanho do texto

Já pensou em trabalhar enquanto viaja? Lista mostra que é possível tocar negócios lucrativos e conhecer lugares incríveis ao mesmo tempo

Você tem pensado em tocar alguns negócios, mas não quer ficar preso dentro de um escritório? Você pode empreender do conforto da sua casa ou de qualquer outro lugar do mundo, sem gastar muito, graças à tecnologia.

LEIA MAIS: Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender

Saber lidar com a tecnologia é incrivelmente importante para tornar negócios digitais bem sucedidos . E ao contrário do que muitos pensam, viajar não é tão caro assim, de acordo com o Nomad List, um website que lista cidades perfeitas para nômades digitais. O ranking mostra que é possível viajar e viver em algumas das melhores cidades do mundo sem gastar muito dinheiro. Você vai desembolsar $ 1.079 por mês para viver em Bagkok, $ 899 para residir em Praga e $ 1.010 para morar em Budapeste.

Nômades digitais provam que é possível viajar e ganhar dinheiro com vários negócios diferentes
iStock
Nômades digitais provam que é possível viajar e ganhar dinheiro com vários negócios diferentes


A tecnologia existe para tornar o trabalho remoto conveniente, então se você quer aderir ao modo de vida dos nômadess digitais e não tem muita grana para começar, confira na lista preparada pelo site Entrepreneur nove dicas de negócios que demandam pouco investimento e podem ser tocados de qualquer lugar do mundo.

1. Design de website

Para ser um web designer, você só precisa de um laptop, um disco rígido e uma conexão de internet. Não é segredo para ninguém que ter um website completo e bem feito é crucial para o sucesso de uma companhia, o que significa que você pode ganhar dinheiro em qualquer lugar se tiver as habilidades de um web designer.

Se você não domina programação totalmente, não precisa pirar. Criatividade é o mais importante. Conhecimento em programação e SEO pode ser adquirido em cursos, tutoriais ou pesquisas, portanto, se você tem talento em arte e design, esse negócio pode ser totalmente possível para você.

2 Contabilidade

Se você gosta de números, mas não curte a ideia de colocar terno e gravata todas as manhãs, ser um contador online pode ser uma boa opção para você. Empreendedores não querem gastar seu tempo em reuniões inacabáveis com contadores. Eles querem rapidez, conveniência e comunicação eficiente, e nenhuma delas pode ser alcançada dentro de um escritório. Tudo o que você vai precisar para ser um contador online é um laptop, uma certificação em contabilidade  e um telefone.

3. Serviço de 'matchmaking'

Não se trata de Tinder ou eHarmony. Um serviço de 'matchmaking' pode ser qualquer forma de tecnologia que conecta negócios ou indivíduos com os serviços que eles necessitam. Esse negócio pode ser administrado de qualquer lugar porque pode ser feito totalmente online.

Uma forma de tornar um serviço de 'matchmaking' bem sucedido é disponibilizar a expertise de que precisam de forma rápida e eficiente, assim como faz o Zintro, um website que conecta empresas a especialistas em vários tipos de projetos. A maior parte da interatividade com os clientes é feita por telefone ou e-mail.

4. Suporte técnico

Nem todo mundo sabe muito de tecnologia, o que significa que empresas de suporte técnico ganham muito dinheiro. Para atuar nesse campo, você não precisa necessariamente ir aos escritórios ou às residências dos clientes e resolver os problemas pessoalmente. É possível prestar assistência à distância. Mas não se esqueça: boa comunicação com os clientes é a chave para o sucesso de uma empresa online.

5. Serviços editoriais

Se você é bom em gramática e ama ler e escrever, fornecer serviços editoriais online pode ser uma boa opção para você. Há várias maneiras de lidar com esse negócio. Você pode, por exemplo, criar um software que edita conteúdos de forma automática, editar conteúdos você mesmo, ou atuar como um intermediário entre aqueles que precisam editar conteúdo e editores freelancers que fornecem esse tipo de serviço. O valor que você cobra pelo serviço depende da quantidade de material e da dificuldade de editar o conteúdo que tem em mãos.

LEIA MAIS: Como ter sucesso na carreira? Veja o que fazer para os negócios prosperarem

6. Marketing digital

Se você tem formação em marketing ou publicidade, deve considerar disponibilizar as suas habilidades na rede. E não se engane em achar que viagens atrapalham a produtividade. Ocorre exatamente o contrário. Você pode ser ainda mais produtivo enquanto está viajando porque não precisa comparecer a reuniões inúteis que fazem você perder o foco. Outro ponto importante é manter relações sólidas com os clientes. É de extrema importância certificar que eles se sentem seguros com o fato de você não estar fisicamente perto deles. Portanto, invista em uma comunicação eficiente enquanto estiver viajando.

7. Especialista em viagens

Você estará viajando de qualquer forma, então por que não ajudar o outros a fazerem o mesmo e ainda lucrar com isso? Uma das ideias é criar um site sobre viagens e abastecê-lo com histórias, informações e dicas importantes, como acomodações e passagens aéras baratas, além de guias de viagem para casais ou viajantes solitários. Também é possível monetizar seu trabalho ao oferecer aulas sobre blogs e fotografia, e firmar parcerias com empresários que atuam no ramo de turismo e hotelaria.

Criar um negócio que pressupõe a realização de várias viagens a lugares exóticos e incríveis exige disciplina. A melhor maneira de viajar e empreender ao mesmo tempo é criar um cronograma sólido.

8. Consultoria

Se você adora ajudar os outros e tem conhecimento em áreas específicas, como relações comerciais ou comunicações, ser um coach ou um consultor pode ser uma boa opção. Há várias pessoas que abriram empresas de consultoria e trabalham enquanto viajam pelo mundo. O segredo para fazer o trabalho remoto dar certo é lembrar que você não está de férias, mesmo que você esteja em lugares de tirar o fôlego. É tentador passar o dia inteiro explorando um país novo e deixar as responsabilidades de lado, mas reserve um tempo para o trabalho.

9. Curadoria de conteúdo

Independente de onde você esteja, nada impede que você forneça material para empresas que precisam de newsletters bem escritas, e-mails rascunhados e conteúdos para websites e podcasts. Além disso, você pode cuidar da configuração dos equipamentos, do patrocínio e tudo mais que for necessário para lançar o serviço que seu cliente deseja.

Profissionais que trabalham enquanto viajam garantem que a chave para ser bem sucedido no trabalho é criar o tipo de negócio que mais combina com o seu estilo de vida. Também não basta apenas desejar ter uma vida de nômade digital. É preciso ter motivação, capacidade de trabalhar de forma independente e estar pronto para aprender.