Tamanho do texto

Permuta é uma forma de pagamento baseada na troca de serviços ou produtos que estão ociosos na empresa, permitindo redução de gastos

Serviços de segurança estão inclusos nas trocas por meio do sistema de permuta
Divulgação
Serviços de segurança estão inclusos nas trocas por meio do sistema de permuta

Hoje em dia, muitos empresários brasileiros enfrentam problemas por conta da crise econômica. Fato é que, para melhorar o desempenho da empresa, não adianta simplesmente reclamar. É preciso que o empreendedor olhe para o seu estoque e trabalhe seus produtos e serviços ociosos de maneira inteligente. Uma das formas de fazer isso é por meio da permuta. As informações são de Alessandro Candiani, presidente da Permute. 

LEIA:  Veja sete lições que o futebol pode ensinar sobre finanças

Produtos e serviços em estado de ociosidade são comuns a todas as empresas. Em momentos de crise, é fundamental saber trabalhar com eles, pois, em grande parte dos casos, eles ficam parados por muito tempo, só gerando prejuízos pra o empresário. Portanto, a permuta , forma de pagamento baseada na troca destes serviços ou produtos, pode ser de grande ajuda. 

É possível ver este modelo de pagamento como um facilitador em diferentes cenários econômicos, mas, nos casos em que há a necessidade de reduzir a capacidade inativa, ele é ainda mais benéfico. A troca pode ser uma ferramenta interessante para evitar desperdícios e conquistar novos clientes. Ela serve como uma estratégia diferente para a sobrevivência dos negócios.

LEIA MAIS:  Os seis erros que podem destruir os resultados de venda de sua empresa

Os cuidados

Por meio da troca, o empreendedor pode receber serviços necessários em sua empresa, como segurança, limpeza, entregador, logística, publicidade e impressão, além de produtos como papelaria, e brindes. É claro, no entanto, que existem cuidados necessários. É válido procurar por uma rede que intermedie as negociações, assim implantando o conceito de troca multilateral, em que cada cliente escolhe quantidade e qualidade do produto ou serviço que faz a aquisição. 

LEIA TAMBÉM:  Entenda como você pode ser beneficiado pela queda do dólar

Também recomenda-se que a permuta seja avaliada de maneira prévia, observando atentamente os preços, prazos e condições. De acordo com a legislação brasileira, os impostos e tributos para vendas nessas condições são iguais aos das vendas em dinheiro. Portanto, a emissão de nota fiscal entre as partes é obrigatória. Seguindo estas recomendações, fica mais fácil garantir um bom negócio e a melhora no desemepenho da empresa por meio das trocas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.