
Hoje em dia, muitos empresários brasileiros enfrentam problemas por conta da crise econômica. Fato é que, para melhorar o desempenho da empresa, não adianta simplesmente reclamar. É preciso que o empreendedor olhe para o seu estoque e trabalhe seus produtos e serviços ociosos de maneira inteligente. Uma das formas de fazer isso é por meio da permuta. As informações são de Alessandro Candiani, presidente da Permute.
LEIA: Veja sete lições que o futebol pode ensinar sobre finanças
Produtos e serviços em estado de ociosidade são comuns a todas as empresas. Em momentos de crise, é fundamental saber trabalhar com eles, pois, em grande parte dos casos, eles ficam parados por muito tempo, só gerando prejuízos pra o empresário. Portanto, a permuta , forma de pagamento baseada na troca destes serviços ou produtos, pode ser de grande ajuda.
É possível ver este modelo de pagamento como um facilitador em diferentes cenários econômicos, mas, nos casos em que há a necessidade de reduzir a capacidade inativa, ele é ainda mais benéfico. A troca pode ser uma ferramenta interessante para evitar desperdícios e conquistar novos clientes. Ela serve como uma estratégia diferente para a sobrevivência dos negócios.
LEIA MAIS: Os seis erros que podem destruir os resultados de venda de sua empresa
Os cuidados
Por meio da troca, o empreendedor pode receber serviços necessários em sua empresa, como segurança, limpeza, entregador, logística, publicidade e impressão, além de produtos como papelaria, e brindes. É claro, no entanto, que existem cuidados necessários. É válido procurar por uma rede que intermedie as negociações, assim implantando o conceito de troca multilateral, em que cada cliente escolhe quantidade e qualidade do produto ou serviço que faz a aquisição.
LEIA TAMBÉM: Entenda como você pode ser beneficiado pela queda do dólar
Também recomenda-se que a permuta seja avaliada de maneira prévia, observando atentamente os preços, prazos e condições. De acordo com a legislação brasileira, os impostos e tributos para vendas nessas condições são iguais aos das vendas em dinheiro. Portanto, a emissão de nota fiscal entre as partes é obrigatória. Seguindo estas recomendações, fica mais fácil garantir um bom negócio e a melhora no desemepenho da empresa por meio das trocas.