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As companhias preferidas da geração do milênio costumam ter contato um mais informal e eficiente com o seu usuário, como por inbox de Facebook

Funcionários de empresas que atendem às necessidades da Geração Y costumam ser jovens e inovadores
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Funcionários de empresas que atendem às necessidades da Geração Y costumam ser jovens e inovadores

É fato que os tempos mudaram e os desejos dos consumidores também. Atualmente, quem realiza a maior demanda para o mercado são os integrantes da Geração Y (ou geração do milênio), pessoas nascidas entre os anos de 1985 e 1999.

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Por conta das necessidades das pessoas que fazem parte deste grupo, algumas empresas já nasceram com sua estruturação adequada a elas, pois sabiam que isso seria necessário para sua manutenção no mercado. As companhias mais antigas, ou que simplesmente não foram criadas com este DNA, precisam se adequar para sobreviver às exigências da Geração Y . Fábio Miranda, especialista em e-commerce e head de vendas, listou algumas das características das empresas que atendem ao que este grupo deseja.

Organização da empresa

As empresas que possuem o DNA da geração do milênio tem características muito similares em alguns pontos. Elas costumam contar, por exemplo, com funionários jovens e de pensamento inovador.

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Além disso, estas empresas costumam apresentar um diferencial muito grande em relação às outras no que se trata de atendimento ao cliente. As companhias preferidas dos integrantes do grupo costumam ter um contato mais informal e eficiente com o usuário, como, por exemplo, por inbox de Facebook. Isso faz com que as pessoas atendidas sintam que tem mais poder na relação com a empresa.

Um grande exemplo deste modelo de atendimento é dado pelo Nubank. O usuário que tiver qualquer problema com seu cartão consegue ter uma resposta rápida e personalizada por meio de uma simples mensagem no Facebook.

O que é essencial

As empresas que desejam se adequar para sobreviver precisam criar estratégias para atrair estes clientes. É provável que as empresas mais poderosas do mercado consigam, por exemplo, ter um grande controle da interface de usuários, além de um ótima base de clientes.

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Para que seja possível ter esta base, no entanto, é necessário que a companhia que deseja sobeviver às exigências da Geração Y seja capaz de fidelizar seus clientes, por meio de táticas que diferenciem o produto ou serviço dos demais, fazendo com que as pessoas encontrem razões para procurá-lo.