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Quer melhorar o ambiente de trabalho? Gostaria de construir relacionamentos mais saudáveis com seus colegas? Veja dicas valiosas

Brasil Econômico

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Monica Link é uma profissional americana que tem anos de experiência. Ela defende a construção de relacionamentos no ambiente de trabalho depois de passar por situações nada agradáveis – justamente em consequência do ambiente nada amigável em que se encontrava.

No começo de minha carreira, encontrei uma dificuldade no meu caminho que não teve nada a ver com minha competência. Eu havia entrado em um ambiente de trabalho envenenado, sério, truncado”, conta.  

“A falta de convites de almoço, a pouca conversa, tudo foi um aprendizado que meus novos colegas estavam me passando, porque eu entendi a importância de conhecer as pessoas com que trabalhamos. Agora, anos depois e regras mudadas, encorajo todo mundo a investir na construção de bons relacionamentos com seus colegas de equipe”, defende.

Para ajudar outras pessoas na construção de bons relacionamentos profissionais, Link escreveu para o site Motto - não só sobre suas constatações – porém, mais do que isso, deu 3 dicas valiosas para aqueles que desejam trabalhar o ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável.

1.  Pausa para o café

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Coloque assuntos de trabalho de lado e apenas converse. Para desenvolver empatia real com seus colegas, você deve “baixar a guarda” um pouco. Fale sobre interesses em comum e bobagens cotidianas. Se existe alguém de outra cultura em sua empresa, por exemplo, você pode usar isso para aprender mais sobre seus costumes e crenças – e dividir um pouco dos seus. Quando existe o interesse pela vida de uma pessoa fora da empresa, há mais chances de desenvolvimento de conexões autênticas.

2.  Elogie seus companheiros de equipe

Vamos falar a verdade: todo mundo está ocupado e, por isso, muitos trabalhos interessantes podem passar despercebido aos olhos alheios. Por isso, seja aquela pessoa que não tem medo de dizer: “adorei o seu trabalho naquele projeto” ou “excelente ideia”, quando um colega fizer algo louvável.

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Quando você não foca em competir com seus colegas e consegue tirar uma pequena parte do seu tempo para destacar a boa tarefa de outra pessoa, não está somente sendo um “bom companheiro”. Mas, também, se posicionando melhor, criando possíveis aliados no escritório. 

3.  Faça happy hour

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Se as interações sociais durante o expediente estiverem desagradáveis, considere organizar ou participar de encontros depois do expediente. Você e seus colegas vão estar mais relaxados quando estiverem livres de atribuições e prazos. Uma dica, porém, é: nunca beba demais. Afinal, ficar embriagado não é nada profissional, e você não quer dar a ninguém uma razão para fazê-lo “assunto” da próxima fofoca, certo?

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Não importa a forma de quebrar o gelo, lembre-se sempre de que, como qualquer relacionamento, as amizades no trabalho exigem esforço, mas também deverão se desenvolver naturalmente. Não force, mas não deixe de se abrir para as oportunidades que permitam conexões genuínas.