Tamanho do texto

Será possível ser rico antes dos 30 anos? Para empreendedor, é sim. Veja 5 coisas que você deve ter em mente para conquistar sucesso financeiro

Brasil Econômico

Só a vontade (real) de fazer o que se decide fazer pode tornar um profissional em alguém rico de verdade
Thinkstock/Getty Images
Só a vontade (real) de fazer o que se decide fazer pode tornar um profissional em alguém rico de verdade

Será possível ser rico – muito rico – antes dos 30 anos? Muitas pessoas pensam que não seriam capazes de alcançar o sucesso financeiro tão cedo, já que os vinte e poucos anos são uma fase de luta, não de conquista. Porém, isso não precisa ser necessariamente verdade, já que algumas situações permitem, sim, que haja muito dinheiro na caixinha.

Segundo o empreendedor Timothy Sykes, ao site Entrepreneur, existem, de fato, alguns caminhos que podem levar alguém de vinte e poucos anos  a ser rico . “Se você sonha em ser milionário antes dos 30, precisa ter 5 coisas em mente para alcançar o sucesso financeiro – e tudo além do que possa ter sonhado anteriormente”, diz.

Para ilustrar sua “teoria”, o empreendedor preparou uma lista com essas 5 maneiras para conquistar um cofre gordo.

1.  Ignore indústrias tradicionais

Advocacia ou medicina não são (necessariamente, claro) um caminho para se tornar rico antes dos 30, embora seja o foco de muitas pessoas que querem ter sucesso financeiro. Tais profissões exigem muitos anos de estudo, que custam muito dinheiro. Dessa forma, a não ser que estude em uma universidade pública (e mesmo assim), até que pague todas as dívidas contraídas nesses anos de aprimoramento profissional, terá mais de 30 anos. Ou muito mais. 

Além disso, os profissionais que ocupam estes postos de trabalho têm um limite de ganho real pelo mercado (o que não é uma regra) que pode ser difícil de romper.

Por isso, a dica é: foque em novas indústrias, tal como o marketing online. No mundo das redes sociais em que vivemos, empregos que envolvem o marketing na internet não têm um teto de ganho e também não requerem uma grande quantidade de treinamento ou educação.
Considere o equilíbrio entre o custo da educação e potencial de ganhos. E, claro, pense se essas possibilidades cabem em seu sonho.

2.  Não se concentre em fazer “milhões”

Se o seu foco for ter milhões de reais, ou se você focar no quanto dinheiro pode fazer com um novo empreendimento, provavelmente nunca vai conseguir tanto sucesso como poderia se estivesse se concentrando em fazer a melhor empresa que pode.

Afinal, quando você coloca seu esforço no melhor produto ou serviço, caso consiga ficar muito rico com isso, vai se sentir orgulhoso e feliz com você mesmo e, consequentemente, o trabalho que teve recompensará o suor.

LEIA MAIS:  "Para ter a vida de rico você precisa empreender"

Dessa maneira, a dica é se concentrar em fazer o melhor produto e serviço possível. E deixe que o dinheiro seja consequência. 

3.  Mantenha-se informado

Nunca pare de estudar! Leia e estude o quanto possa, sempre. Se você está inserido em uma nova indústria, onde todo mundo quer ser o “rei”, é ainda mais crucial que tenha essa vantagem – e a melhor maneira de se destacar no mercado é, simplesmente, estudar o quanto for possível.

“Eu tenho alunos milionários que investem no meu programa. Nenhum de nós (inclusive eu) é talentoso em matemática. Nem somos as pessoas mais inteligentes do Planeta. No entanto, nos esforçamos ao máximo para isso: lemos, nos educamos e nós trabalhamos o tempo todo para sermos as melhores versões de nós mesmos que pudermos ser”, conta Sykes. 

4.  Esteja aberto a fazer sacrifícios

Você precisa fazer sacrifícios para ter muito dinheiro em tenra idade. Desse modo, teá menos tempos para sair com os amigos e família. Também terá de colocar muitas coisas em segundo plano para que a sua carreira venha em primeiro lugar.

Relacionamentos e tudo o que temos (de importante!) na vida, vão ficar em um segundo plano. Pense nisso. O trabalho exigirá que você se sacrifique desse modo para fazer produtos e oferecer serviços de maneira superior.

Todo mundo quer ter um equilíbrio entre vida e trabalho, mas você tem de aceitar que não irá ser perfeita a balança entre um e outro – se quer mesmo ser muito mais rico no fim do ano. 

5.   Foque no que ama e concerte o problema

Para investir plenamente em si mesmo nessa indústria de fazer dinheiro, é preciso que você se certifique de que está focando em que ama a fim de que o seu trabalho não seja insuportável. E, por consequência, para que ele renda bons frutos.

Reflita não só em qual área deseja trabalhar, mas também nos problemas que encontrará no seu caminho, já focando suas forças em como concertar tais obstáculos. Você deve saber o valor de sua base de consumo.

LEIA MAIS: Livros que você deve ler para ficar rico

Não permita que habilidades técnicas te puxem para baixo, te impeçam de escolher um caminho. Você pode sempre encontrar conhecimentos técnicos – o que não pode encontrar é paixão. 

Independentemente de qual nicho que escolha, verifique se tem amor no que vai fazer, em primeiro lugar. Isso pode te levar muito longe! Só a vontade de fazer o que se decide fazer pode tornar um profissional em alguém rico de verdade.