Brasil Econômico

undefined
iStock
A gestão de riscos está entre as profissões em alta durante a crise no Brasil

Muitos jovens, especialmente em momentos de crise, têm dúvidas sobre o que escolher para seguir carreira. Até mesmo as profissões mais sólidas, em tempos de dificuldades financeiras no País, podem apresentar complicações em relação ao mercado de trabalho. 

LEIA:  Quer tornar sua marca conhecida? Veja dicas que podem fazer seu negócio bombar

As necessidades estão em constante mudança, portanto, as profissões em alta também são alteradas muitas vezes. Apesar disso, existem aquelas que são muito promissoras, devido ao fato de acompanharem essas mudanças no cenário brasileiro. Confira abaixo algumas delas e saiba quais são suas respectivas atribuições: 

Arquiteto de sistemas

A atuação de um arquiteto de sistemas diz respeito à facilitação da obtenção de informações em meios da internet. Essa profissão é recomendada, principalmente, para quem tem formação em arquitetura de sistemas, mas também pode ser exercida por pessoas formadas em áreas como ciências da computação e até mesmo matemática. 

O que explica o fato dessa profissão estar em alta é o e-commerce. Com a grande busca das pessoas por compras na internet , aumentou a demanda por profissionais que sejam capazes de manter sólidas as estruturas do site.

Gestor de riscos

O profissional dessa área é responsável por realizar o diagnóstico e avaliar os riscos da empresa, garantindo total transparência em todos os processos que envolvem a companhia, sempre seguindo as políticas da mesma. 

Essa profissão está em um grande momento no Brasil por conta do ambiente regulatório, que é alterado com frequência e torna-se mais limitante. O trabalho deste profissional, portanto, é essencial frente às incertezas na política e na economia. 

Coordenador de infraestrutura 

A responsabilidade deste profissional é cuidar de toda a infraestrutura de TI da companhia. Isso inclui também os setores de telecomunicações, data center e até mesmo o suporte. A formação em sistemas ou ciência da informação é importante para trabalhar neste cargo. 

O fato que faz com que este profissional esteja em alta é a percepção de que uma infraestrutura de TI adequada pode fazer com que a empresa tenha um desempenho operacional muito melhor. Dessa forma, ele contribui para o aumento da eficácia aliado à redução de gastos. 

Gestor de M&A

Entre as profissões do futuro, está esse profissional, que é responsável por gerenciar todos os processos relativos às fusões ou até mesmo aquisições de uma empresa. O cargo é indicado para quem tem formação na área de administração e de finanças. 

LEIA MAIS: 9 trabalhos online que você pode começar ainda hoje

O trabalho está em alta nos dias de hoje exatamente por causa da crise. Afinal, nestes momentos, grupos ou empresas que tenham maiores condições financeiras veem oportunidades para apostar em aquisições de outras redes. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários