Já pensou em conseguir ganhar dinheiro com trabalhos home office? Veja algumas dicas de um especialista para começar um trabalho ainda hoje

Brasil Econômico

Utilizar da internet como meio para ganhar dinheiro é, como dizemos, “unir o útil ao agradável”
iStock
Utilizar da internet como meio para ganhar dinheiro é, como dizemos, “unir o útil ao agradável”

Já pensou em trabalhar de casa ou de um local remoto, ditar seus horários e ter controle sobre sua carreira, ser um autômato? Se você considera um caminho possível para sua carreira, então você pode começar ainda hoje com os trabalhos online, disponíveis graças à internet. Na verdade, muitos deles são bem simples, então é só você estar disponível a colocar a mão na massa.

É claro que mudar de caminho, desistir do que fazemos ou, simplesmente escolher algo novo sempre envolve um risco – além de ser necessário um perfil para se dar bem em trabalhos tão “livres”. Mas, para quem curte ou quer tentar, com uma comunicação de disciplina, habilidades e organização é possível seguir uma carreira online, começando basicamente de maneira imediata.

Pensando nas diferentes possibilidades de trabalho na internet, o fundador e CEO da “Market Domination Media”, Jonathan Long, apontou ao site Entrepreneur 9 diferentes carreiras que podem ser iniciadas ainda hoje – com quase nada de dinheiro.

1.  Assistente virtual

Como algumas empresas operam atualmente sem possuir uma sede física, isso abre oportunidades múltiplas para que os chamados “assistentes virtuais” trabalhem com diferentes tarefas. Entre elas estão funções de atendimento ao cliente, atendimento por telefone, organização de compromissos e da agenda da companhia e dos empreendedores.

Você pode começar com um único cliente e, então, quando identificar em qual área é melhor, gosta mais, e pode ir se especializando, conseguindo mais clientes e, claro, aumentando seu potencial para ganhar dinheiro.


2.  Business coach

Se você é um especialista em um campo particular, alavanque seu conhecimento e torne-se um coach, ensinando alunos em todo o mundo através da internet. As ferramentas digitais disponibilizam o alcance de pessoas com interesse no que você tem a dizer independentemente do onde ela esteja no mundo.

Um bom exemplo é o empreendedor Timothy Sykes: ele criou um programa online em que ensina pessoas suas estratégias de sucesso como comerciante.
Por que você não pode usar seus conhecimentos a fim de ganhar dinheiro? Pense nisso.


3. Criador de conteúdo freelancer

Todo negócio que se preze hoje está entregando algum tipo de conteúdo de marketing online, certo? Nós percebemos o quanto estamos cercados de informação nos últimos anos e, de certa maneira, isso vem funcionando. Mas, com todo mundo brigando para captar a atenção, a demanda por redatores excelentes cresce a cada dia.

Afinal, todo mundo pode publicar alguma coisa, mas poucos são os empreendimentos que estão criando um conteúdo tão atraente que possa se destacar e chamar a atenção do público, criando uma audiência leal e engajada. Se você possui capacidade de escrever bem, existem diversas oportunidades lucrativas esperando por você.


4.  Vendedor online

Quando falamos de vendas online, nos lembramos do eBay – que é uma ótima ferramenta, já que seu conceito é bastante simples: compre por menos, venda por mais. Além disso, é uma opção viável se você está buscando dinheiro para outras ideias, como iniciar sua startup; afinal, existe um grande risco para aqueles que desejam iniciar um trabalho online – sendo extremamente recomendável garantir, de alguma forma, a segurança do dinheiro na conta.

Aliás, a venda online pode ser feita mesmo para quem está trabalhando fixo em alguma empresa, podendo ser administrada antes ou depois do expediente. 


5. Consultor

A consultoria é um trabalho que pode ser muito lucrativo, sendo uma concessão do profissional aos clientes de seus conhecimentos sobre dado assunto. Mas, você pode se questionar sobre essa carreira online, já que parece que hoje em dia todo mundo é um consultor. Sim, é verdade! Por isso, caso decida tentar seguir esse caminho, é preciso que você não só seja capaz de fornecer valor e entregar resultados aos seus futuros clientes, como também precisará conseguir se destacar de todos os profissionais medíocres que estão por aí.

LEIA MAIS: Cinco perguntas que as pessoas mais produtivas fazem todos os dias

O fundador e CEO da “Market Domination Media”, Jonathan Long, contou que fez uma transição de sua empresa, indo de um prestador de serviços para uma firma de consultoria. “Levou cerca de cinco anos para que conseguisse construir a marca para chegar ao ponto em que estamos. Contudo, hoje, as empresas nos procuram para orientar e aconselhar as equipes de marketing internas”, diz.


6.  “Influencer marketer”

Esse trabalho consiste em vender um produto ou serviço de uma empresa  que terceiriza sua influência (que pode ser através de um mailing list que você conseguir construir, um blog ou mesmo nas suas redes sociais). Hoje, o chamado marketing de influência busca essas pessoas que são influenciadoras a fim de conquistar outros potenciais clientes, gerando não só vendas, mas também engajamento online.  

Se você não possui um público engajado em qualquer mídia que seja, talvez seja melhor tentar trabalhar nisso antes para depois investir em se tornar um influencer marketer.
É bom destacar que não necessariamente as empresas pagam seus influenciadores em dinheiro. Muitos deles começam ganhando em produtos, descontos etc.


7.  Social-media influencer

Muito semelhante com o trabalho acima, porém ainda mais específico. Essa é A carreira de 2016. Se você gosta de trabalhar com redes sociais, se entende um pouco dos segredos de marketing e possui grande número de seguidores (leais), bem, então você poderia estar ganhando dinheiro com isso. Alguns influenciadores de mídia social possuem um engajamento tão alto que chegam a ganhar milhares de dólares por publicação... Por que isso funciona! De outra maneira, as marcas não estariam investindo tanto nas “vitrines virtuais” se não houvesse retorno, certo?


8.  Vlogger

Se tem uma carreira online com potencial para ganhar dinheiro, é essa: ser um vlogger. Mas, claro, você precisa construir algo sólido, entregando um conteúdo interessante e diferenciado. Ser um youtuber de sucesso pode levar tempo – ou não –, pode dar muito certo – ou não. Porém, se você tenta e consegue, bem, é possível levar uma vida confortável...

LEIA MAIS: Quer trabalhar em casa? Veja opções do que fazer fora do escritório 

Uma dica: as pessoas gostam de seguir canais com que se identificam, que mostram conceitos e histórias interessantes. Assim como empresas devem focar e conhecer seu público-alvo, você também deve pensar em quem vai focar seu conteúdo e esforços (só assim poderá ganhar atenção e conseguir seguidores).


9.  Designer gráfico ou web developer

Se você é um designer gráfico ou sabe como trabalhar com isso, então pode conseguir trabalhos diversos que estão por aí, esperando um profissional como você. Fazendo freelancer, poderá controlar suas horas e escolher para quem quer trabalhar. Você também pode dar o seu preço, desenvolver bons projetos e, enfim, fazer algo que ama enquanto trabalha confortavelmente na sua casa. Busque saber informações do mercado sobre as empresas que são suas potenciais clientes (já que existem bons e maus freelas). De resto, mãos às obras.