Contador, programador, tradutor... é possível trabalhar em casa e ganhar dinheiro; conheça algumas alternativas e descubra qual combina com você

Brasil Econômico

Freelancers estão se tornando uma parte importante da força de trabalho global. O número sobe à medida que mais pessoas optam pelo trabalho remoto ao invés dos trabalhos tradicionais. Com as crises econômicas que chacoalharam o mundo, as pessoas tem optado cada vez mais por trabalhar como freelancer , já que a a segurança, antes associada aos trabalhos regulares, praticamente não existe mais. O avanço da tecnologia também permite que os trabalhadores sejam empregados rapidamente já que existem várias oportunidades de trabalho online. Se você deseja trabalhar em casa, conheça estas oito dicas listadas pelo site Entrepreneur.

LEIA MAIS: Conheça as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

1. Contabilidade

Ao invés de trabalhar em uma empresa, contadores podem trabalhar em casa como freelancers para pessoas e companhias, exercendo uma série de tarefas que vão desde preparar relatórios sobre impostos até administrar a folha de pagamento de funcionários. Você vai precisar apenas de um computador, uma impressora e um bom software de contabilidade para fazer o seu trabalho.

É possível trabalhar em casa e ganhar dinheiro
iStock
É possível trabalhar em casa e ganhar dinheiro


2. Programação

Programadores de web e softwares que têm experiência têm sido bastante procurados desde que a tecnologia passou a mudar todos os aspectos de nossas vidas. Geralmente, é necessário ter um diploma em ciência da computação ou em sistema de informação para ser programador, mas esse investimento vale a pena. Programadores com conhecimentos comprovados em SQL, C# e Java podem encontrar trabalhos como freelancer facilmente. Para simplificar a busca, há sites especializados para programadores com uma lista de trabalhos disponíveis.

3. Tradução

Você é fluente em mais de um idioma? Conhece terminologias médicas e legais? Se você respondeu "sim" às perguntas, deveria considerar a carreira de tradutor.

Tradutores costumam ser bem recompensados porque sites, editoras de livros e profissionais que trabalham com produção editorial sempre precisam da assistência de tradutores experientes para colocar seus produtos no mercado global.

4. Blogging

Blogging se tornou um negócio lucrativo nos últimos anos. Entretanto, a competição é grande - há milhões de blogs na rede competindo por atenção.

Para ser bem sucedido e ganhar dinheiro com isso, seu site deve gerar uma quantidade razoável de tráfego, e isso não é tarefa fácil. A fórmula envolve criar um produto que as pessoas precisam e utilizar as estratégias de SEO corretas. Se você seguir essas regras, seu blog ficará bem posicionado nos sites de busca. Isso significa mais tráfego para o site e mais dinheiro para você.

5. Redação e edição

Trabalhar como escritor e editor freelancer é uma das melhores opções para jornalistas. Isso requer um diploma em jornalismo ou comunicação e experiência no mercado de trabalho. Se você não se interessa por jornalismo, ainda pode trabalhar como escritor freelancer para websites que precisam criar conteúdo. Caso você trabalhe como editor freelancer, pode dirigir um grupo de redatores ou editar livros escritos por autores de ficção e não ficção.

LEIA MAIS: Veja como adaptar sua casa para aderir ao “home office”

6. Assistência virtual

Você quer que seu trabalho tenha um pouco de variedade? Entãovocê poderia ser um assistente virtual. A melhor parte é que você desfruta das mesmas regalias de um assistente executivo, e, ao mesmo tempo, se beneficia por ser freelancer. Assistentes virtuais são chamados apenas quando seus serviços são solicitados, então eles não tem horários fixos. Parar ser um você precisa ter treinamento especializado e experiência em administração para executar o trabalho, que pode incluir tarefas como planejamento de eventos, processamento de dados e marketing na internet.

7. Design

Com tamanha competição no mercado, destacar-se e ser diferente dos concorrentes tornou-se essencial. Um logo ajuda uma empresa exatamente nesse aspecto. E é onde entram os designers de logo. Esses profissionais são bem pagos porque desenvolvem o logo pelo qual se tornam conhecidas as marcas pelas quais foram contratados. Esse tipo de trabalho também oferece total flexibilidade. Se você é um designer, pode fazer seu próprio horário e ao mesmo tempo criar o logo de inúmeros clientes.

8. Suporte técnico

Seu trabalho aqui é fornecer suporte por e-mail e telefone, fazer reparos em sistemas quando necessário e diagnosticar problemas em computadores e máquinas. É um dos trabalhos mais bem pagos porque é requisitado por várias indústrias.

Viu como é possível trabalhar em casa? Há muitas opções. Agora é só ver qual combina com você.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.