Tamanho do texto

Há muitos profissionais atuando como freelancers, mas você sabe como escolher o perfil ideal ou quanto pagar pelos seus serviços? Veja aqui

Empresários novos no universo do empreendedorismo  costumam atribuir tarefas a freelancers. É uma estratégia que é mais barata e requer menos papelada.  Contudo, muitos desses marinheiros de primeira viagem enfrentam dificuldades para contratar os freelancer ideiais para materializarem seus projetos.  O site Entrepreneur listou algumas dicas para ajudar os novos empreendedores a fazerem essa escolha tão importante para os negócios.

LEIA MAIS: Impunidade inspira empreendedor a criar plataforma de acesso à justiça

Onde posso encontrar freelancers?

Se você já fez uma busca na internet para encontrar freelancers , provavelmente encontrou vários sites com dezenas deles. Há boas plataformas que reúnem freelancers do mundo todo com uma grande variedade de habilidades. O problema é que essa plataformas também costumam reunir propostas de trabalho a preços muito baixos.  Obviamente, anúncios desse gênero miram freelancers em mercados em desenvolvimento, mas a questão é que essas ofertas reduzem a percepção geral do valor dos serviços. Um empreendedor que faz uma contratação dessa forma pode até economizar algum dinheiro, mas terá que lidar com uma série de obstáculos até chegar lá. 

Freelancers locais podem ser encontrados em vários grupos nas redes sociais
iStock
Freelancers locais podem ser encontrados em vários grupos nas redes sociais

Imagine a seguinte situação: você acorda, revisa o trabalho realizado pelo freelancer durante a noite e encontra um problema. Resolve então enviar um e-mail pedindo que o profissional faça as mudanças necessárias. A questão é que dificilmente você terá os resultados de que precisa até o dia seguinte.  Você está disposto a passar por isso toda vez que aparecer algum problema?

Além disso, você pode se deparar com barreiras causadas pelo idioma e não conseguir explicar sua visão ou suas propostas para o projeto da forma mais clara e apropriada. Por causa desses e outros problemas, há pessoas que se especializaram em assumir demandas enviadas de dentro da própria região em que vivem. Muitos deles recebem centenas de ofertas de trabalho e pagamentos bem acima da média. Isso quer dizer que o  custo para o empreendedor é um pouco mais elevado, mas contratar o freelancer certo pode valer a pena. 

Você também pode descobrir que a melhor fonte de freelancers é a sua própria comunidade. Freelancers locais que fornecem suporte a empreendedores podem ser encontrados em vários grupos nas redes sociais . Mas não se esqueça: apesar de todas as facilidades proporcionadas pela internet, em algumas situações encontros de trabalho reais, onde as pessoas ficam cara a cara, são a melhor forma de alinhar detalhes e finalizar projetos.

LEIA MAIS: Conheça a história do empreendedor que ganha milhões vendendo flores na internet

Quanto devo pagar a um profissional freelancer?

É possível encontrar vários preços diferentes para o mesmo trabalho. Mas como avaliar qual é mais sensato? Uma maneira é avaliar a energia e o empenho que serão empregados no projeto. Outro modo é conversar com colegas que atuam na mesma área que o profissional que você precisa contratar e ter uma estimativa.

Como escolher o freelancer ideal?

Ainda que você tenha a vantagem de encontrar pessoalmente o seu freelancer, é uma boa ideia dar a ele um trabalho menor para que você tenha a certeza de que trabalharão bem juntos. Nunca peça para um freelancer completar um trabalho de graça com a promessa de que você poderá precisar do trabalho dele novamente. Se você não tem condições de testar um freelancer com um projeto, e se o portfólio  e as referências dele não são convincentes, é melhor procurar outro profissional. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas