Brasil Econômico

Brasil Econômico

Você só tem uma chance de causar uma primeira impressão quando está procurando por emprego, então se certifique de que ela seja boa!

Leia também: Carta de apresentação: saiba como fazer e o que deve ser evitado

Esteja você procurando emprego, ou não, é sempre uma boa ideia manter seu perfil e currículo no LinkedIn atualizados e o mais profissional possível. Afinal de contas, você não pode prever quando vai deixar a empresa em que trabalha. Veja essas dicas para turbinar seu currículo e se tornar um candidato imbatível.

undefined
Thinkstock
Cuidado para não cometer erros de digitação, ortografia ou gramática no perfil do LinkedIn

1. Deixe informações pessoais de lado

Deixe data de nascimento, religião, razões por ter deixado seu último emprego e qualquer outra informação pessoal e desnecessária de fora do seu perfil.

2. Preencha as lacunas que existirem entre um emprego e outro

A maioria de nós tem lacunas (grandes ou pequenas) entre um emprego e outro. Ao invés de deixá-las lá, para todo mundo ver, preencha esses vácuos com experiências em trabalhos voluntários, estágios, ou qualquer outra atividade de forma que o recrutador que olhar o seu currículo não pense que você ficou seis meses deitado no sofá assistindo TV.

3. Use um arquivo em PDF

Quando você for enviar uma versão eletrônica  do seu currículo, certifique-se de que as informações estão em um arquivo de PDF, não de Word. Enquanto um arquivo em PDF é visualizado da mesma forma na maioria dos computadores, um mesmo arquivo em Word pode parecer diferente em um e outro desktop ou notebook.

4. Use uma conta de e-mail profissional

Não use aqueles e-mails fofos que você criou quando estava na escola. Selecione um endereço de e-mail mais profissional, no qual, de preferência, conste seu nome.

5. Evite erros de digitação, ortografia ou gramática

Com dicionários online à disposição, ninguém tem desculpa para cometer erros de digitação, ortografia ou gramática quando for escrever o currículo. Se ainda restar alguma dúvida, o indicado é que o candidato peça para que outra pessoa dê uma segunda olhada no seu perfil, para evitar que algum erro passe despercebido.

6. Inclua uma foto de rosto

Se quiser parecer uma pessoa séria para os recrutadores, adicione uma foto de rosto de boa resolução ao seu currículo. Isso se aplica apenas ao LinkedIn – a menos que você esteja se candidatando a uma vaga de ator ou modelo, você não deve incluir foto no currículo.

7. Opte pela simplicidade

Evite usar todos os tipos e cores de fonte no seu currículo impresso. Adote a fonte Times New Roman, tamanho 11 ou 12. Seu nome e seus cargos podem ser escritos com fontes um pouco maiores, mas não exagere!

8. Dê visibilidade às tarefas que exerceu

Fale de forma concisa, mas completa sobre sua experiência em cada emprego, destacando as tarefas que você executou para contribuir para o sucesso da empresa.

9. Evite títulos genéricos para as funções 

Alguns candidatos limitam-se a intitular suas funções previamente exercidas de maneira muito simplista e genérica, como “gerente”, ou “atendente”. Um recrutador em potencial vai questionar “gerente do que?”, ou “que tipo de atendente?” Se você teve cargos genéricos, acrescente informações que expliquem o que, exatamente, você faz.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários