Tamanho do texto

Comunicação, empatia, tolerância: o que você pode fazer para lidar com o trabalho coletivo e ser um melhor colega

Dependendo da equipe, um pouco do trabalho pode ser feito em conjunto e o resto, em casa
Fernando Perecin
Dependendo da equipe, um pouco do trabalho pode ser feito em conjunto e o resto, em casa

Muita gente tem dificuldade em trabalhar em equipe, mas todo mundo sabe que isso é inevitável. Em algum momento da carreira, qualquer tipo de profissional deve lidar com colegas de trabalho, subordinados ou chefes. Pensando nisso, a colaboradora do site Business Insider Deborah Copaken fez uma lista de coisas possíveis a serem feitas para que essa convivência seja a melhor possível.

Comunicação

Uma das piores falhas no trabalho colaborativo é o desentendimento entre os participantes, portanto, sempre e imediatamente, qualquer que seja a confusão, peça esclarecimentos sobre algo que lhe pareça errado ou obscuro. Alguns preferem a  comunicação cara a cara a e-mails ou mensagens, pois estes abrem espaço para interpretações. Mas outras pessoas se sentem mais confiantes se comunicando eletronicamente. Saiba, portanto, a preferência de seus colegas. Faça seu melhor para respeitar isso.

Empatia

Toda vez que abrir sua boca, tente se colocar no lugar do seu colega. Como você se sentiria recebendo aquelas palavras que você está dizendo? Não tenha medo de alterar o discurso do “modo profissional” para o “modo humano”. É melhor para todo o processo e para as pessoas.

Faça seu dever de casa

Dependendo da equipe e dos desejos dos colaboradores, uma porcentagem do trabalho poderá ser feita em conjunto e outra, em casa. Se uma pessoa não faz a sua parte em casa, sozinha, o projeto todo pode sofrer.

Escolha o local correto

Localização é tudo. Quando você está produzindo, tudo pode influenciar na produção final e no teor do trabalho realizado: nível do barulho, qualidade da luz, nível de conforto... Se puder, escolha o lugar certo para trabalhar em equipe, pois é nesse local que ficará com as mesas pessoas todos os dias.

Elogie o trabalho alheio

Deixe os outros saberem se você gosta do que estão fazendo. Você curtiu um texto, uma ideia, algo que seu colega fez? Elogie! Efusivamente. Todo mundo quer se sentir apreciado, ouvido e visto. Todo mundo quer saber que seu esforço tem sido notado.

Revise

Ninguém faz algo perfeito de primeira. De fato, perfeccionismo é uma das maiores barreiras para os erros (só não deixe que isso impeça que o trabalho siga adiante). Seja minucioso no trabalho em equipe também, observe cada detalhe, revise cada fase.

Não tolere gritos

Gritos, birras ou qualquer outro abuso verbal não pode ter lugar em uma equipe. Se algum grito acontecer, dê fim nisso imediatamente. Lembre seus colegas que as regras de relacionamento não toleram agressividade.