Tamanho do texto

Quando empregados não gostam do chefe, há impacto na produtividade e criatividade, com custos de tempo e dinheiro

Em
Divulgação
Em "Homem Aranha", Peter Parker sofre com o chefe grosseirão interpretado por J.K. Simmons

Se você é um mau chefe, provavelmente será o último a perceber que todos ao seu comando não gostam de você. Isso porque é comum que todos guardem isso como segredo absoluto em nome da segurança de seu trabalho. A especialista Lynn Taylor deu dicas ao Business Insider para aquelas pessoas que desejam ser líderes melhores, respeitados pela equipe.

Para ela, descobrir o verdadeiro feedback da equipe pode ajudar a construir um ambiente mais positivo – assim, é necessário ligar o radar e ficar atento às reações dos funcionários.

O especialista em negócios internacionais Michael Kerr, autor do livro “The Humor Advantage”, concorda que é importante saber o que os funcionários pensam sobre você. Afinal, quando não gostam do chefe, há consequências na produtividade e criatividade – o que pode gerar custos de tempo e dinheiro.

“O objetivo como gerente não é ser amado por todo mundo. Se fosse assim, você não seria capaz de fazer as melhores decisões para a empresa. Mas, se o chefe é insensível, mesmo que tenha inteligência ou habilidades de negócios, não conseguirá chegar longe sem um time forte que o siga, prosperando sua carreira”, diz o especialista.

Quer saber se sua equipe te odeia? Veja algumas 10 dicas a seguir:

- Você tem um mau pressentimento: se você tem a sensação de que algo está fora do seu controle, comece a procurar outros sinais. Ninguém é adorado por todos ao redor, mas maus chefes não são respeitados de maneira suficiente em sua equipe, perdendo as rédeas da empresa.

- Empregados não conseguem manter contato visual com você (mas com outros, sim): se um funcionário tem raiva, não vai te olhar nos olhos. “Isso acontece pelo medo de transparecer hostilidade”, explica Taylor.

- Eles te evitam: se você nota que seus funcionários te evitam, pegando a escada ao invés de elevador, por exemplo, ou manejando seus horários para passar menos tempo com você... Bem, isso é um sinal de que você os intimida ou de que não é querido.

- Funcionários ficam doentes com frequência, especialmente por razões ligadas ao estresse: fique de olho na frequência de reclamações ou faltas por doenças. Esse é um sinal de que não estão se sentindo confortável trabalhando sob sua direção. “Um mau relacionamento entre patrão-empregado é uma das principais causas de estresse e doença”, destaca Kerr.

- Eles não sorriem perto de você: claro que há sempre dias ruins, situações estressantes. Porém, se os seus funcionários parecem sempre estar em um mau momento – mas riem ao conversar com outras pessoas no escritório-, algo pode estar errado.

- Todos param de conversar ou de rir quando você entra na sala: não sorrir perto de você é uma coisa, mas parar de rir ou conversar exatamente quando o chefe se aproxima é um fortíssimo sinal de que os funcionários desejam mantê-lo fora de seu círculo mais próximo.

- Eles parecem menos apaixonados pelo que fazem do que antes: cada pessoa tem uma razão, muitas coisas podem afetar o nível de motivação e entusiasmo no trabalho. Porém, você pode ser uma delas.

- Você nunca é convidado para os eventos sociais: seus empregados não te incluem em nenhum de seus eventos sociais, happy hours? Isso pode acontecer porque eles não querem, simplesmente, passar mais tempo com você do que aquele a que são obrigados.

- Eles são monossilábicos e preferem falar com você por e-mail: se comunicar via e-mail ou telefone é mais fácil para eles do que pessoalmente? Quando há uma conversa elas são monossilábicas? Seus empregados nunca tentam ser simpáticos com um “oi”, “bom dia”? Fique atento, pois são péssimos sinais.

- Pedem demissão por razões nada convincentes: pesquisas indicam que “o chefe” ainda é a maior razão superior para funcionários deixarem um emprego. Se seus funcionários não fornecem uma desculpa ou razão convincente para sair, há uma boa chance de que você seja o motivo.

8 perguntas que você deve se fazer antes de aceitar um novo emprego


    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.