Registros antigos continuam sendo válidos, de acordo com o MTPS; 14 categorias profissionais podem emitir o documento
Já está em funcionamento o Sistema Informatizado do Registro Profissional (SIRPWEB), que permite a impressão do documento a partir de qualquer computador. Antes, era necessário dirigir-se a uma das unidades do MTPS.
Para conseguir imprimir o registro profissional, é necessário, primeiramente, preencher um formulário
no site do Ministério do Trabalho e levar pessoalmente os documentos necessários. Depois disso, o acompanhamento do processo de análise do pedido também pode ser feito pela internet.
Patrícia Bretas, chefe do setor de Identificação e Registro Profissional da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, acredita que o novo recurso economize tempo das pessoas. “A média de etiquetas de Registro Profissional, feitas somente em Belo Horizonte, era de 30 impressões por dia, o que acabava por absorver uma parcela considerável do tempo destinado para o atendimento ao público”, destacou.
Quem já obteve a anotação na Carteira de Trabalho não precisa fazer a impressão de um novo documento, pois os registros antigos continuam sendo válidos.
Categorias profissionais
São 14 categorias, regulamentadas por leis federais, que têm direito ao registro profissional: agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho e técnico em secretariado.