Tamanho do texto

"Contrate corretamente, porque o preço por contratar erroneamente é enorme", diz dono da Bridgewater Associates

Dica do investidor é dar atenção às pessoas que fazem perguntas brilhantes durante a entrevista
Reprodução/Getty Images
Dica do investidor é dar atenção às pessoas que fazem perguntas brilhantes durante a entrevista

 Se você é contratado pela Bridgewater Associates, o maior fundo de cobertura do mundo (ou Hedge Fund) com US$ 169 bilhões de ativos, está concordando em seguir os “Princípios de Ray Dalio”, um manual de 210 reflexões de gerência e caráter feitas pelo fundador bilionário. O guia serve de introdução à cultura de total transparência adotada pela empresa. 

Na sede de Connecticut, todas as reuniões e entrevistas são gravadas e anotadas. Além disso, todos os funcionários devem relatar críticas aos seus colegas e superiores, incluindo o próprio Dalio.

Para ter certeza de que recruta as pessoas certas, Dalio mantém sua filosofia dos “Princípios”: contrate corretamente, porque o preço por contratar erroneamente é enorme. O investidor bilionário avalia o caráter do candidato além da maneira de pensar o trabalho. Por exemplo, uma postagem atual afirma que a equipe está à procura de alguém “lógico com forte noção do senso comum” e que “não tenha medo de falar e fazer sugestões de melhoria para todas as áreas”, sendo uma pessoa “autoconsciente, reflexiva e capaz de aprender com os erros”.

Segundo o bilionário, os gerentes tendem a procurar pessoas que tenham características semelhantes as suas próprias e que, por isso, é interessante usar diferentes membros da equipe como entrevistadores. “Se você está procurando alguém visionário, por exemplo, tem de colocar uma pessoa visionária para fazer a entrevista. Se há uma mistura de qualidades que você está buscando, coloque um time de entrevistadores com diferentes perfis. Agora, o mais importante é que você confie nessas pessoas que irão fazer o recrutamento”, diz.

Outra dica do investidor é dar atenção às pessoas que fazem perguntas brilhantes durante a entrevista – mais do que aquelas que dão respostas brilhantes. “Veja as referências, pesquisas e respostas dos candidatos para entender as decisões que fizeram para chegar a este ponto da carreira”, defende.

Por fim, o bilionário da Bridgewater Associates afirma que é preciso contratar alguém que esteja excitado pela vaga – e que deixe o recrutador tão empolgado quanto. E que, depois de contratar, é preciso ficar de olho no novo funcionário durante o período de experiência a fim de garantir que ela entenda a empresa e se encaixe no perfil requerido.

Eles saíram do nada para se tornar bilionários