Imposto de Renda: Veja dicas para não cair na malha fina ao declarar
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Imposto de Renda: Veja dicas para não cair na malha fina ao declarar

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 2020/2021 que altera o prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda exercício 2021 , ano-calendário 2020. Sendo assim, a declaração passa a ter data limite do dia 30 de abril para o 31 de maio de 2021. Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unyleya, Rosimar Couto, dá dicas para o contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda e explica a importância e responsabilidades do contador, bem como está o mercado de trabalho para esses profissionais.

"A entrega de declaração de ajuste anual à base da Receita Federal do Brasil é uma ação muito séria que requer alguns conhecimentos técnicos conferidos ao Contador profissional em sua formação e experiência. O preenchimento equivocado pode acarretar ao contribuinte muita dor de cabeça, que vai desde cair na malha fina , que exige o comparecimento a um posto da RFB para comprovar dados informados, até o pagamento de multas", explica Rosimar Couto.

Ela conta que alguns casos podem fazer com que o contribuinte caia na malha fina. São eles: erros de digitação, omissão de fonte de renda , lançamento de despesas médicas sem a devida comprovação, inclusão de dependentes que não se encaixam nos requisitos previstos ou inclusão do mesmo dependente em mais de uma declaração, lançamentos de isenções que não têm previsão legal para a finalidade, ou mesmo não recolher imposto sobre ações e transações com criptomoedas e não declarar ganho de capital.

Confira quem precisa declarar o Imposto de Renda 2021, as regras e como evitar cair na malha fina no post completo , que apareceu primeiro em 1Bilhão Educação Financeira .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!