Live do Brasil Econômico desta quinta-feira (5) recebe o Diretor-Presidente da Instifuição Fiscal Independente, Felipe Salto
Brasil Econômico
Live do Brasil Econômico desta quinta-feira (5) recebe o Diretor-Presidente da Instifuição Fiscal Independente, Felipe Salto

O Brasil Econômico ao Vivo desta quinta-feira (5) vai receber Felipe Salto, Diretor Presidente da Instituição Fiscal Independente (IFI), para debater o impacto do novo fundo eleitoral e o futuro do Bolsa Família. A live começa às 17h no  canal do Youtube do iG ou pela página oficial do portal no Facebook , ou no Twitter . Você pode mandar suas dúvidas pelo economia@igcorp.com.br .

Os temas principais serão o impacto do fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões a ser sancionado, ou vetado, pelo presidente Jair Bolsonaro, e a reformulação do programa Bolsa Família. Ambas propostas orçamentárias ameaçam o teto de gastos em 2022.

O ministro da Economia Paulo Guedes sugeriu o  parcelamento dos precatórios para conseguir abrir espaço no Orçamento e turbinar o Bolsa Família em "pelo menos 50%".

Já o fundo eleitoral é uma incógnita. Bolsonaro tem até o dia 23 de agosto para sancionar a medida. Ele prometeu "vetar o excesso", mas ainda assim, o fundão tende a aumentar mais de 100%

Você viu?

O convidado

Felipe Scudeler Salto é Diretor Presidente da Instituição Fiscal Independente (IFI). Economista pela FGV/EESP e Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP. Recebeu o Prêmio de Melhor Dissertação conferido pelo GV/Pesquisa. Foi consultor econômico, com foco em macroeconomia, contas públicas e contas externas, na Tendências Consultoria, do ex-Ministro Mailson da Nóbrega (2008-2014). Entre 2015 e 2016, trabalhou na assessoria do Senador José Serra, atuando com assuntos econômicos e fiscais. Ministrou aulas nos cursos de pós-graduação lato sensu da FGV/EESP, na área de macroeconomia e macroeconomia brasileira. Em 2016, organizou o livro “Finanças públicas: da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade”, pela Editora Record, com Mansueto Almeida. Em novembro de 2016, foi indicado, sabatinado e aprovado em comissão e no plenário do Senado Federal para exercer mandato de seis anos como 1º Diretor-Executivo da recém-criada IFI – Instituição Fiscal Independente. Em novembro de 2017, recebeu o Prêmio Jabuti, ao obter a primeira colocação na categoria de Economia, com o livro supracitado. Em 2020, publicou o livro "Contas públicas no Brasil", pela Editora Saraiva, em parceria com Josué Pellegrini. Atualmente, ministra curso de Finanças Públicas no Mestrado Profissional em Economia do IDP. Escreve na página A2 do jornal O Estado de S. Paulo.

Lives do Brasil Econômico

Semanalmente, a redação do  Brasil Econômico entrevista algum especialista para aprofundar um tema relevante do noticiário econômico. Sempre às quintas-feiras, as transmissões começam às 17h pela página do Facebook e pelo canal do iG no YouTube.




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!