ANEEL sobe conta de luz mais uma vez, utilizando bandeira vermelha 2
Fernanda Capelli
ANEEL sobe conta de luz mais uma vez, utilizando bandeira vermelha 2


A Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel ) aprovou nesta terça-feira (29) o reajuste tarifário da Enel Distribuição São Paulo . O reajuste médio anunciado foi de 9,44% na conta de luz , e passa a vigorar a partir do dia 4 de julho para os 24 municípios de sua área de concessão.

A Companhia solicitou ao órgão regulador da eletricidade a aplicação de uma série de medidas regulatórias para a redução do percentual de reajuste deste ano, que ficou em torno de 61% menor do que estava previsto. A razão é o agravamento da pandemia e seus desdobramentos econômicos, como o desemprego e a perda do poder de compra.


O porcentual de reajuste na energia teria sido de 24,1%. O reajuste para consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, foi de 11,38%, e para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 3,67%.

O aumento se deve, principalmente, à alta da inflação (IGP-M) e ao aumento dos custos com aquisição de energia dos geradores, incluindo a de Itaipu. Também entra para a conta o transporte dessa energia até a distribuidora, pago às empresas transmissoras. Essas despesas, que são definidas por lei e pela regulação vigente, não são gerenciadas pela Companhia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!