Glopista foi encontrado em Santa Catarina em agosto de 2020
Gino Matos
Glopista foi encontrado em Santa Catarina em agosto de 2020


O hacker Nicolas Noel Valdez Bello foi condenado pela Justiça do Distrito Federal a pagar uma indenização de R$ 648 mil ao Banco do Brasil  (BB) nesta terça-feira (1°). De acordo com a sentença, ele furtou o mesmo valor de duas contas bancárias da instituição, em um ataque, em 2020.

O juiz Aimar Neres de Matos ainda previu pena de reclusão de cinco anos e seis meses, em regime inicial semiaberto. O advogado de Nicolas, Fábio Henrique Pinheiro Pereira, afirmou que a condenação por ressarcimento foi "fora dos padrões" e que vai recorrer da decisão.


O Ministério Público do DF, que fez a denúncia, pediu a reparação dos danos causados ao BB porque, na época, o banco assumiu o prejuízo e ressarciu as duas vítimas do golpe aplicado pelo hacker.

Nicolas foi preso pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) do DF em agosto de 2020. Ele foi encontrado em Santa Catarina.

O juiz ressalta que "se tratando de uma instituição de capital misto, verifica-se que o prejuízo foi suportado tanto pela União, ou seja, prejuízo público, quanto pelos acionistas. De mais a mais, tais condutas acabam por encarecer o preço dos serviços bancários, causando prejuízo social relevante".

Segundo a Polícia Civil, as duas vítimas receberam, por meio de SMS, um link que as direcionou para uma página falsa do Banco do Brasil. Depois, receberam mensagens enganosas de WhatsApp em nome do BB e foram induzidas a repassar um QR Code que permitiu ao criminoso acesso às contas bancárias delas.

O golpista habilitou o app do banco das vítimas e realizou transferências bancárias para contas de correntistas de outros estados. Além disso, usou o dinheiro para pagar impostos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!