Brasil Econômico

O advento dos  computadores quânticos foi considerado uma ameaça para os métodos atuais de criptografia. No entanto, eles podem possuir a chave para manter os computadores e a internet seguros, graças à criptografia quântica . Uma equipe de pesquisadores do Laboratório Nacional de Oak Ridge e das Universidades de Duke e Ohio abordaram a criptografia quântica em uma nova escala.

Leia também: IA e robótica: veja o que Bill Gates disse sobre esses avanços tecnológicos

Em um estudo publicado na revista Science Advances , os pesquisadores demonstraram um sistema que usa a distribuição de chaves quânticas (QKD, na sigla em inglês), criando e distribuindo códigos de criptografia em taxas de um megabit por segundo. O segredo consiste em colocar mais informações sobre os fótons – partículas leves utilizadas no QKD e na maioria das redes quânticas de hoje – e combinando-a com detectores de alta velocidade.

Além dos códigos de criptografia, este novo sistema usou equipamentos que estão comercialmente disponíveis
iStock
Além dos códigos de criptografia, este novo sistema usou equipamentos que estão comercialmente disponíveis


Leia também: Inteligência Artificial: ex-presidente do Google na China dá alerta

Você viu?

O feito foi alcançado ao ajustar o momento em que os fótons são liberados, possibilitando codificar dois bits em vez de um, em um fóton. Como resultado, o sistema pode transmitir as chaves de cinco a dez vezes mais rápido do que os métodos atuais, que só chegam a transmitir centenas de kilobits por segundo. 

"Isso é importante porque a maioria dos sistemas de criptografia 'quânticos-seguros' de hoje não pode suportar algumas tarefas diárias básicas, como hospedar uma chamada telefônica criptografada ou transmissão de vídeo", disse Nurul Taimur Islam, da Universidade de Duke.

Assegurando um futuro quantum

O QKD requer um conjunto de chaves de criptografia enviadas separadamente da mensagem criptografada. Em princípio, a informação torna-se "hack-proof" – à prova de hackers – porque a adulteração da mensagem ou a chave de criptografia alertariam o receptor e o remetente. No entanto, a QKD não pode funcionar perfeitamente, porque exige equipamentos que ainda são imperfeitos, o que torna o QKD vulnerável à pirataria.

"Nós queríamos identificar cada falha experimental no sistema, e incluímos essas falhas na teoria para que possamos garantir que o nosso sistema seja seguro e não haja um potencial ataque de canal lateral", disse Islam, ao explicar como identificaram e incorporaram as limitações do equipamento que utilizaram.

Leia também: Startup Embodied Intelligence desenvolve robôs ensináveis; veja

Em qualquer caso, a QKD ainda é a melhor chance para melhorar as medidas de segurança cibernética de hoje, que foram comprovadas – uma e outra vez – para ser inadequadas para lidar com hackers e violações. Além dos códigos de criptografia, este novo sistema usou equipamentos que estão comercialmente disponíveis, seria fácil integrar-se ao quadro atual da internet.

* Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!