Brasil Econômico

Há aqueles que acreditam que é inevitável que a inteligência artificial (IA) assumir muitos empregos atualmente ocupados por funcionários humanos. Em algumas indústrias, essa tendência já começou, e os especialistas previram que veremos um aumento na automação inteligente na próxima década. O ex-presidente do Google China, Kai-Fu Lee, acredita que a "aquisição" por máquinas inteligentes acontecerá ainda mais cedo.

Leia também: Bill Gates compra terreno para construir "cidade inteligente" no Arizona

Inteligência Artificial:
shutterstock
Inteligência Artificial: "Precisamos treinar e nos adaptar para que todos possam encontrar uma profissão adequada"

Falando para a "Squawk Box" da CNBC em 13 de novembro, Lee disse que a metade de todos os trabalhos humanos será assumida pela Inteligência Artificial na próxima década, marcando o período mais rápido de interrupção na história. "A IA, ao mesmo tempo, será um substituto para trabalhos de colarinho azul e colarinho branco", disse Lee, que agora é  CEO da Sinovation Ventures.

"Os trabalhos de colarinho branco [não manuais] são mais fáceis de tomar porque são um processo analítico quantitativo puro. Repórteres, comerciantes, telemarketing, televendas, atendimento ao cliente, [e] analistas, tudo pode ser substituído por um software”, disse Lee à CNBC. "Para fazer colarinho azul, parte do trabalho requer coordenação mão-olho, coisas que as máquinas ainda não são boas o suficiente para fazer".

Em um comentário enviado por e-mail, o CEO da AIVA Technologies, Pierre Barreau, disse que concorda com Lee. "Os trabalhos de colarinho azul [serviços manuais] exigem avanços em software e hardware/robótica para serem automatizados quando um monte de trabalhos de colarinho branco provavelmente apenas exigirá avanços de software", disse ele.

Em e-mail enviado ao Futurism, o gerente geral da TechCode, Luke Tang, acrescentou: "A IA já está substituindo humanos em algumas áreas, por exemplo, analistas que escrevem relatórios, profissões jurídicas fazendo descobertas; e em breve substituirá mais humanos em outras áreas, como motoristas de caminhão e gestores de investimento ".

Leia também: Startup Embodied Intelligence desenvolve robôs ensináveis; veja

Você viu?

Uma pequena ajuda da RBU

Outra ideia intrigante que Lee compartilhou com a CNBC explorou o potencial de Renda Básica Universal (RBU) para amortizar o desemprego devido à automação, advertindo que "os otimistas assumem ingenuamente que a RBU será um catalisador para que as pessoas se reinventem profissionalmente".

Lee acredita que a RBU poderia compensar em certas áreas, mas não será tão eficaz para compensar as repercussões em áreas que sofrem de uma tradicional instabilidade econômica. Os ensaios recentes da RBU demonstraram eficácia em incentivar os trabalhadores a encontrar emprego - o que Lee não pensa que será suficiente.

"Precisamos treinar e nos adaptar para que todos possam encontrar uma profissão adequada".

De fato, a educação e a reciclagem foram propostas por outros especialistas, incluindo o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, que acredita que devemos investir em pessoas como uma solução para o trabalho que a automação de deslocamento causaria. Pierre Barreau concorda com essa avaliação. "Um dos desafios mais importantes que decorrem da automação do trabalho é garantir que nosso sistema educacional mantenha a demanda por novos empregos".

Enquanto Lee não prevê que os trabalhos perdidos por IA serão substituídos por aqueles que visam atender e programar robôs (afirmando que é muito ingênuo as pessoas pensarem que seria o caso). Mas o engenheiro chefe do Google, Ray Kurzweil, disse que não é que os empregos não existam - é só que eles ainda não existem.

Barreau, por outro lado, acredita que "os empregos irão evoluir", do mesmo modo que as pessoas na década de 1980 não esperavam que todos teriam um dia seu próprio computador. A Inteligência Artificial pode não ser uma solução óbvia no momento, disse Barreau. Mas ele, em última análise, acredita que vai haver.

Leia também: Parceria entre Uber e NASA promete táxis voadores em dois anos; confira

 *Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!