A sessão da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma da Previdência, marcada para esta quinta-feira (27), foi cancelada. A expectativa era de que o parecer final do relator Samuel Moreira (PSDB) fosse apresentado hoje.
As discussões sobre o relatório foram encerradas na noite desta quarta-feira (26) e ficou acertado que Moreira faria hoje uma complementação de seu voto, o que não vai mais acontecer. Líderes do centrão se reunirão agora pela manhã na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), para discutir uma nova data para a apresentação do parecer.
Segundo integrantes da comissão, há vários entraves que estão impedindo o andamento da proposta. Assim, também fica em risco o plano do governo de aprovar a reforma da Previdência na Câmara antes do recesso parlamentar, marcado para o dia 18 de julho.
Um dos problemas é a exigência dos deputados do centrão para que a equipe econômica libere recursos prometidos para obras nos estados antes da votação. Para dificultar ainda mais, o Congresso não conseguiu chegar a um consenso sobre a reinclusão de estados e municípios na nova Previdência .