Um número crescente de consumidores em todo o mundo está perdendo a fé em nossa capacidade de salvar o planeta. É o que mostra nova pesquisa global da Mintel Consulting. O relatório Global outlook on sustainability revela uma crise de confiança ecológica. O estudo rastreia as prioridades ambientais e sociais, comportamentos de compra, engajamento e nível de compreensão dos tópicos de sustentabilidade. Ao todo, foram ouvidos 10 mil consumidores de 10 países: EUA, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, China, Índia e Japão.
Só 40% dos entrevistados dos Estados Unidos concordam com a expressão “se agirmos agora, ainda temos tempo para salvar o planeta”. Na pesquisa anterior, em 2021, 50% estavam de acordo com a afirmação. Globalmente, o número caiu sete pontos percentuais, de 55% em 2021 para 48% em 2024.
- Newsletter ESG Insights – Grátis: receba um resumo semanal de notícias no seu e-mail .
Os consumidores também estão menos convencidos de que podem fazer a diferença no futuro do planeta. Houve uma queda no número de entrevistados em todo o mundo que acreditam que suas ações podem ter impacto positivo para o meio ambiente. Esse número foi de de 51% em 2021 para 47% em 2024. A confiança é ainda menor nos EUA. No país, em 2024 45% disseram que seu comportamento pode fazer uma diferença positiva no meio ambiente, abaixo dos 48% em 2021.
Responsabilidade de cada um para salvar o planeta
Quando se trata de assumir a responsabilidade pelas mudanças climáticas, apenas 39% concordam que os EUA estão contribuindo. Isso representa uma queda de sete pontos percentuais em relação a 2021 (46%). Eventos climáticos extremos recentes levaram os americanos a reconsiderar suas ações. O número daqueles que dizem estar fazendo mais para proteger pessoalmente o meio ambiente aumentou de 43% em 2021 para 49% em 2024.
Para a Mintel, as marcas devem desempenhar um papel em tranquilizar e educar as pessoas. O desafio é que as pessoas são céticas sobre suas credenciais verdes: 31% dos consumidores dos EUA não confiam na honestidade das empresas sobre seu impacto ambiental.
Faça download da pesquisa na íntegra no site da Mintel .
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- IFRS publica guia para aplicação voluntária do ISSB Documento foi criado para orientar o início da adoção e comunicar o progresso aos investidores
- Lula na ONU: planeta está “farto” de acordos climáticos não cumpridos Em discurso na Assembleia Geral da ONU, Lula disse que o multilateralismo é único caminho para superar a urgência climática
- Força-tarefa global discute desigualdade e divulgação de dados sociais Objetivo é criar uma estrutura de divulgação utilizável no mercado, alinhada com os padrões internacionais e integrada aos relatórios
- Amazônia e Pantanal têm recorde de incêndios e secas Inpe diz que casos relatados nos dois biomas são os maiores da série histórica
- Ainda dá para salvar o planeta? Consumidores estão perdendo a fé Pesquisa feita em 10 países mostra queda de confiança dos entrevistados nos últimos três anos
- Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 23/9 Sugestões de oportunidades na área ESG
- Garimpo (legal) da semana ESG – 21/9 Últimas discussões ESG da semana
- Resumo da semana ESG: padrões e normas ESG, ranking de diversidade, divulgações climáticas Assuntos em alta na semana ESG
- ESG: principais padrões, normas e orientações para empresas sustentáveis no Brasil Conheça alguns dos principais padrões, normas e orientações de ESG no Brasil
- CVM e CDP fazem parceria para dados de conformidade climática Convênio tem objetivo de simplificar relatórios de conformidade aos futuros padrões obrigatórios do ISSB
O post Ainda dá para salvar o planeta? Consumidores estão perdendo a fé apareceu primeiro em ESG Insights .