A XP lançou, no começo de outubro, um relatório que mostra que apenas 3% das 60 gestoras pesquisadas apresentaram “práticas e processos na linha do que é considerado de excelência globalmente” em termos de ESG, sendo consideradas referências no Brasil sobre o tema. Por outro lado, 76% ainda não iniciaram sua jornada nessa temática ou estão num estágio inicial. As duas gestoras que se destacaram são a FAMA Investimentos e a JGP.
A primeira edição do Relatório XPA ESG avaliou a adesão ao ESG tanto na gestão dos investimentos realizados pelas gestoras quanto por suas políticas internas de diversidade e inclusão.
Acompanhe as notícias sobre ESG em nosso site e inscreva-se na newsletter do ESG Insights para receber um resumo semanal gratuito em seu e-mail.
O estudo destaca que há três tipos de comportamento em relação a adoção da temática ESG. Existem as gestoras que o fazem movidas pela convicção em torno do tema, valorizado por seus principais sócios. Há também aquelas que estão respondendo a pressões de investidores e de pares. Por fim, um terceiro grupo decidiu ainda não trilhar um caminho estruturado em direção à temática ESG.
Outro destaque do relatório é a necessidade de “tropicalizar a agenda ESG” das gestoras para que ela esteja ligada de fato a questões pertinentes ao Brasil. Segundo o estudo, muitas corretoras ainda fazem apenas um “ copy and paste ” de temas prioritários de seus pares europeus.
Um detalhe interessante é que muitos dos entrevistados apontaram como ponto de virada para a agenda ESG no Brasil o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. “O acidente mostrou que não dava mais para o mundo financeiro ignorar riscos que até então não conseguiam precificar”, disse um deles.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
Oportunidades no universo ESG
-
Novos assuntos sobre ESG para ficar por dentro das discussões
-
Cobertura completa do ESG Insights
-
Nova oferta de títulos verdes no mercado internacional foi realizada nesta quinta
-
Guia convida setor privado a pensar como as finanças sustentáveis podem contribuir para o enfrentamento dos problemas ambientais
-
Conheça as companhias que se destacaram na questão LGBTQIAPN+ segundo avaliação da Human Rights Campaign (HRC)
-
China é o principal detentor de patentes da flora endêmica da Mata Atlântica, com 54 registros
-
Cenário reflete a desinformação e preconceito e levam à falta de inclusão, afirma André Naddeo da ONG Planeta de Todos
-
A energia termoelétrica tem potencial para mitigar as mudanças climáticas
-
Placas de energia solar têm baixa durabilidade em áreas quentes e úmidas
Insights no seu e-mail
Um resumo das novidades em ESG, além de entrevistas e artigos exclusivos. Semanalmente no seu e-mail, de graça.
O post Pesquisa XP: apenas duas entre 60 gestoras têm excelência em ESG apareceu primeiro em ESG Insights .