O Conselho da União Europeia (UE) adotou nesta segunda-feira (27/5) uma nova norma que visa fortalecer o ecossistema da indústria com tecnologias de emissão zero na Europa. As novas regras são conhecidas como Regulamento da Indústria de Impacto Zero ( Net-Zero Industry Act ). Este é o último passo no processo de tomada de decisão sobre o tema, que entrará em vigor com a sua publicação.
O regulamento visa impulsionar a implantação de tecnologias industriais de impacto zero necessárias para alcançar as metas climáticas da União Europeia. Uma das peças principais de uma nova política industrial da Europa, o novo sistema busca criar condições favoráveis para investimentos em tecnologias verdes por meio de diversas ações:
- Simplificação do processo de concessão de licenças para projetos estratégicos.
- Facilitação do acesso ao mercado para produtos de tecnologia estratégica (em particular na contratação pública ou nos leilões de energias renováveis).
- Melhoria nas habilidades da força de trabalho europeia nesses setores.
- Criação de uma plataforma para coordenar a ação da UE na área.
Para fomentar a inovação, a nova norma propõe criar quadros regulatórios favoráveis para desenvolver, testar e validar tecnologias inovadoras (conhecidas como “sandbox regulatórios”).
O progresso em direção aos objetivos do Regulamento da Indústria de Impacto Zero será medido por dois marcos indicativos:
- A capacidade de manufatura de tecnologias de impacto zero, como painéis fotovoltaicos solares, turbinas eólicas, baterias e bombas de calor, atingindo 40% das necessidades de implantação da UE.
- Uma meta específica para aumentar a participação da União nessas tecnologias, visando alcançar 15% da produção mundial até 2040.
Além disso, o Regulamento da Indústria de Impacto Zero estabelece uma capacidade anual de injeção de pelo menos 50 milhões de toneladas de CO 2 a ser alcançada até 2030 em locais de armazenamento geológico situados no território da União Europeia.
O Regulamento da Indústria de Impacto Zero é uma das três principais iniciativas legislativas do plano industrial do pacto verde – juntamente com o ato de matérias-primas críticas e a reforma do mercado de eletricidade – para aumentar a competitividade da indústria de impacto zero da Europa e apoiar uma transição rápida para a neutralidade climática.
Próximos passos da indústria de impacto zero
Após a aprovação do Conselho da EU da posição do Parlamento Europeu, o ato legislativo já é considerado adotado. Depois de ser assinado pelo presidente do Parlamento Europeu e pelo presidente do conselho, o regulamento será publicado no Jornal Oficial da União Europeia e entrará em vigor.
A Comissão Europeia apresentou sua proposta em 16 de março de 2023. O Parlamento Europeu adotou sua posição em 21 de novembro de 2023 e o Conselho da EU definiu sua abordagem geral em 7 de dezembro de 2023. Conselho e parlamento chegaram a um acordo provisório em 6 de fevereiro de 2024, que foi votado em uma sessão plenária no Parlamento Europeu em 25 de abril de 2024.
Leia mais no site da União Europeia
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
Europa adota nova regra para impacto zero na indústria
O Net-Zero Industry Act visa impulsionar a implantação de tecnologias industriais de impacto zero no bloco
-
Ética e propósito: revendo a relação humana
Escutar e observar são movimentos importantes na busca de um lugar mais leve neste mundo
-
Cerrado ultrapassa Amazônia em desmatamento
Agropecuária responde por 97% da área desmatada no país em 2023, aponta relatório do MapBiomas
-
Agropecuária causa 90% do desmatamento na Mata Atlântica
Com 80 mil hectares de perda, desmatamento cai em áreas contínuas, mas cresce em fragmentos isolados
-
Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 27/5
Novas chances de participar de encontros sobre o universo ESG
-
Resumo da semana ESG: CEOs e pauta ESG, LinkedIn Top Voices, sustentabilidade
Principais temas da agenda ESG ao longo da semana
-
União Europeia dá aprovação final a norma de sustentabilidade
Diretiva sobre due diligence em matérias de sustentabilidade passa a valer a partir do próximo mês; ONGs comemoram a medida
-
Falsas boas ideias para combater o aquecimento global
A tecnologia nos permitirá influenciar o clima em escala global? Ideias como guarda-sóis espaciais e lançamento de aerossóis na atmosfera são possibilidades
-
“Quanto mais especialistas ESG tivermos, melhor será a tomada de decisão do CEO”
Para Daniela Garcia, CEO do Capitalismo Consciente, a pauta é emergencial e deveria ser tratada como prioridade pelas lideranças brasileiras
-
Sustentabilidade cria valor a longo prazo na empresa, avalia pesquisa
A oportunidade de criação de valor é a principal razão das empresas para seguir uma estratégia de sustentabilidade, aponta o Morgan Stanley Institute
O post Europa adota nova regra para impacto zero na indústria apareceu primeiro em ESG Insights .