O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.850/24 , que cria a Política Nacional de Qualidade do Ar. A norma institui mecanismos para monitorar a qualidade do ar no país, com a divulgação dos dados para a população.
Entre outros pontos, o texto cria o Índice de Qualidade do Ar (IQAR), um indicador para relacionar o impacto das concentrações dos poluentes no ar na saúde. O IQAr será informado à população e integrará o Sistema Nacional de Gestão da Qualidade do Ar (MonitoAr).
O monitoramento da qualidade do ar ficará sob a responsabilidade de órgãos ambientais, que deverão criar uma Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar.
A lei foi publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União. O texto tem origem em proposta (Projeto de Lei 10521/18) do deputado licenciado e atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (SP), aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado.
- Newsletter ESG Insights – Grátis: receba um resumo semanal de notícias no seu e-mail .
Teixeira afirmou, na época da aprovação do projeto na Câmara, que o texto inclui em lei medidas que estavam previstas apenas em regulamento do governo.
Padrões mínimos de qualidade do ar
A Lei 14.850/24 prevê que a União, por meio do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabelecerá padrões nacionais de qualidade do ar. De início, deverá haver um inventário nacional de emissões atmosféricas.
O documento deverá conter, entre outros itens, fontes de emissões atmosférica, poluentes inventariados e a distribuição geográfica das emissões por regiões, considerando as principais fontes de emissão.
Após o inventário, a União, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, deverá elaborar o Plano Nacional de Gestão da Qualidade do Ar, a ser atualizado a cada quatro anos.
Pontos vetados da lei
Lula vetou seis pontos da lei . Entre eles, o que permitia aos estados estabelecer padrões de qualidade do ar em seu território em regulamentos próprios. O presidente afirmou que a normatização dos padrões de qualidade pelo Conama “garante unicidade e segurança jurídica e operacional à regulamentação”.
Também foram vetados dispositivos que fixavam prazos para o governo elaborar o inventário de emissões atmosféricas. O argumento foi que a determinação de prazos para outro poder desrespeita a divisão de poderes prevista na Constituição.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
Entra em vigor lei que institui Política Nacional de Qualidade do Ar
Órgãos ambientais farão o monitoramento da qualidade do ar no país
-
Mulheres relatam alta de estresse dentro e fora do trabalho
Jornadas longas e duplas e desafios relacionados à saúde mental e menstrual marcam trajetória das profissionais no Brasil e no mundo
-
Logística e transporte podem atrasar transição energética
Mais de 60% do transporte de cargas no Brasil é realizado por rodovias e as ferrovias crescem pouco. O que é preciso mudar?
-
Pejotização e precariedade no trabalho desafiam empresas na era ESG
Segundo o IBGE, houve uma alta de 20,8% nas contratações PJ no país até abril de 2022 em comparação ao mesmo período no ano anterior
-
Nem pop, nem tech: os impactos do agronegócio na Amazônia
Uso indiscriminado de agrotóxicos na região Amazônica causa danos à saúde da população e ao ambiente
-
Negros, indígenas e grupos minorizados são os mais atingidos pelo aquecimento global
O mundo não está avançando rápido o suficiente nas questões das mudanças climáticas
-
Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 29/4
Novas formas de se especializar e garantir seu espaço na área ESG
-
Resumo da semana ESG: descarbonização, jovem aprendiz, mudanças climáticas e ESG
Conteúdos de destaque na semana ESG
-
Por que o Brasil opta por veículos híbridos e biocombustíveis para a descarbonização?
Conselheiro do Movimento Baixo Carbono (MBCB) defende que o Brasil tem a capacidade de ser um grande protagonista na descarbonização
-
Energia renovável não é apenas boa para o clima: também é para a economia
Indústria de combustíveis fósseis prejudica o bem-estar do consumidor e mantém preços mais altos
O post Entra em vigor lei que institui Política Nacional de Qualidade do Ar apareceu primeiro em ESG Insights .