Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas aponta urgências da agenda ESG
ESG Insights
Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas aponta urgências da agenda ESG

POR BÁRBARA VETOS

Publicidade

“A discussão aqui é quase como construir um plano ESG para a economia do Brasil.” Foi assim que Marcelo Furtado, head de sustentabilidade da Itaúsa e um dos organizadores do evento, resumiu o primeiro dia do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas. O encontro teve início nesta segunda-feira (26/2) em São Paulo, com painéis que se estendem até esta terça-feira (27/2).

O fórum é um dos eventos paralelos ao G20 – cúpula que será sediada no Brasil em 2024 – e contou com a presença de autoridades e referências nacionais e internacionais no assunto. A organização foi realizada pelo Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia.

Temas como uma economia global sustentável, as perspectivas para o financiamento climático e a transição energética, e o papel do Sul Global foram abordados durante as apresentações do primeiro dia. Também foi debatido como os setores público e privado devem agir no enfrentamento à crise climática.

Segundo Furtado, é necessário pensar em um novo modo de gerir a economia. “De um lado, estamos falando sobre transformação do modelo econômico. Do outro, sobre como vamos financiar essa transição”, explica, em entrevista ao ESG Insights. Para ele, a intenção é chamar a atenção do G20 para uma economia que seja positiva para o clima, para a natureza, e para as pessoas.

O protagonismo em potencial do Brasil

Publicidade

Uma das questões trazidas no evento foi o papel do Brasil na construção de uma economia mais sustentável, assim como as oportunidades que podem surgir a partir da participação brasileira e dos encontros do G20.

“Vocês têm sorte de serem brasileiros. Vocês têm uma vantagem competitiva, mas precisam pensar e explorar isso”, diz Paul Polman, ex-CEO da Unilever. O holandês fez uma análise de como o Brasil pode atuar efetivamente na elaboração de soluções para um mundo em constante transformação.

Segundo ele, não existe lugar melhor para abordar esses desafios do que o Brasil. Mas, segundo o empresário, é preciso que o país realmente queira fazer isso. “Eu sempre ouço que o Brasil é o país do futuro. Está na hora de dizer que vocês são o Brasil do futuro hoje.”

Para Furtado, o olhar externo de Polman foi extremamente potente. “Precisamos refletir a falta de alinhamento das nossas políticas públicas, conhecimento acadêmico e capacidade de engajamento do setor privado para acordos pré competitivos na linha de soluções”, reforça. Na sua visão, a sensação que Polman expressou em seu discurso é a de que o Brasil não está olhando para seus desafios de maneira estratégica.

O papel das empresas

Reiterando o que foi discutido ao longo do evento, Furtado reforça: “Precisamos criar mecanismos inovadores de financiamento e investimento e alinhar essas estratégias, juntando a potência das ações públicas com a atuação das empresas”.

No setor privado, o especialista explica que, se as empresas não entenderem o rumo que o mundo está tomando e as questões ESG, é possível que seus negócios não sobrevivam às transformações. Um modelo que conta com uma economia de baixa emissão, alta resiliência, conectada com regeneração de sistemas e enfrentamento das desigualdades.

Publicidade

“Os investidores, olhando pela lente do risco, vão cobrar esse comportamento. Pela lente da oportunidade, vão procurar empresas que estejam alinhadas com essa visão”, diz. Para ele, o papel do investidor também é ajudar a levar o país a um novo patamar, gerando emprego, renda e uma economia próspera.

“A lição que tiramos daqui é muito positiva. Talvez, nos próximos anos, tenhamos novas oportunidades no Brasil devido ao G20 e à COP30”, diz Furtado. Ambos os eventos acontecerão no Brasil, em 2024 e 2025, respectivamente. “Podemos ter um ambiente muito próspero para empresas e investidores.”

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Cerimônia de abertura do evento em São Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O post Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas aponta urgências da agenda ESG apareceu primeiro em ESG Insights .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!