Com destaques para os principais temas ESG e entrevistas exclusivas, confira abaixo um resumo das reportagens produzidas ao longo desta semana.
Destaques da semana
- Etarismo dificulta contratação e troca de experiências – Preconceito relacionado a idade atinge a população cada vez mais cedo e impõe barreiras no mercado de trabalho.
Em entrevista ao ESG Insights, Juliana Ramalho, CEO da Talento Sênior, apontou problemas dessa exclusão, que pode trazer impactos para a saúde mental dos trabalhadores. Maria do Carmo Silveira, de 61 anos, contou sua trajetória pessoal e profissional, as dificuldades que enfrentou, e de que modo o etarismo apareceu em sua vida. Leia a reportagem.
- População mais pobre é a maior vítima da crise ambiental – Um estudo do Instituto Polis, realizado em 2022, constatou queas populações negras e de baixa renda são as mais afetadas pelos eventos climáticos extremos e crimes ambientais. Situação também se reflete nas tragédias de Mariana (MG) e Brumadinho (MG), com o rompimento das barragens.
Diosmar Santana Filho, geólogo e pesquisador, aprofundou o tema do racismo, inserindo-o no debate ambiental e destacando a realidade das populações mais afetadas, que vão além dos grandes desastres testemunhados no Brasil. Confira a matéria.
- Corrupção privada não é considerada crime no Brasil – Apesar da ratificação do Brasil da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, o país ainda não adotou medidas para criminalizar a corrupção privada. Uma prática bastante comum, segundo pesquisa da KPMG.
Gerente do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional Brasil, Guilherme France explicou que a falta de uma legislação específica diminui a conscientização sobre o tema e impede a investigação e punição dos responsáveis. Saiba mais sobre corrupção privada.
Outros debates do ESG Insights
- Melhora nos relatórios de sustentabilidade e ESG das empresas – Estudo realizado pela Federação Internacional de Contadores mostra que as empresas estão buscando ampliar o escopo de seus relatórios de sustentabilidade. No entanto, falta de padrões nos documentos ainda dificulta análise. Leia a pesquisa.
- IA deve nos tornar mais produtivos, mas pode agravar crise climática – A União Europeia está debatendo lei que regulamenta a inteligência artificial. O motivo disso são os riscos que ela pode trazer para a sociedade e o meio ambiente. Conheça os impactos.
- Guia para iniciantes do investimento sustentável – O investimento ESG mostra que é possível ter responsabilidade socioambiental e retorno financeiro, baseando-se em critérios sustentáveis. Veja como começar a investir na área.
- Erros da Braskem em Maceió e armadilhas do discurso sustentável – Uma tragédia marcada pela mineração, racismo ambiental e o mito da sustentabilidade na prática de algumas empresas. Relembre os casos Braskem e Brumadinho.
Newsletter ESG Insights – Grátis: receba um resumo semanal de notícias no seu e-mail.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
Resumo da semana ESG: etarismo, corrupção privada e racismo ambiental
Um compilado das reportagens e artigos trazidos pelo ESG Insights na semana do dia 19/2
-
Estudo vê melhora nos relatórios de sustentabilidade e ESG das empresas
Falta de padrões para relatos continua a ser problema, segundo análise anual feita com empresas de todo o mundo
-
Etarismo nas empresas dificulta contratação e troca de experiências intergeracionais
Preconceito atinge a população cada vez mais cedo e causa impactos na saúde mental
-
A IA deve nos tornar mais produtivos, mas pode agravar a crise climática
Ferramentas de IA, como o ChatGPT, consomem grande quantidade de energia e água
-
População mais pobre é a maior vítima da crise ambiental
Eventos climáticos extremos e crimes ambientais atingem com mais força as populações negras e de baixa renda
-
Um guia para iniciantes do investimento sustentável
O investimento ESG mostra que é possível ter responsabilidade socioambiental e retorno financeiro; veja por onde começar
-
Corrupção privada não é considerada crime no Brasil devido à falta de legislação
Pesquisa da KPMG revela que corrupção é o tipo de denúncia mais comum em empresas privadas
-
Erros da Braskem em Maceió e armadilhas do discurso sustentável
Vislumbres de uma tragédia muito mais ampla causada pela exploração do sal-gema em Maceió escancaram racismo ambiental
-
Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 19/2
Conheça oportunidades de treinamento e troca de experiências sobre questões ESG
-
Brasil tem 27 empresas no ranking anual de sustentabilidade 2024
Nenhuma companhia brasileira atinge o top 1% no levantamento global da S&P
O post Resumo da semana ESG: etarismo, corrupção privada e racismo ambiental apareceu primeiro em ESG Insights .