O consumidor está mais atento às marcas e escolhendo aquelas que investem em sustentabilidade. É o que demonstra uma pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e divulgada durante a 37ª edição da feira de alimentos e bebidas Apas Show . O evento acontece até 18 de maio (quarta-feira), no Expo Center Norte, em São Paulo.
De acordo com o estudo, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Além disso, 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.
“Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirmou Carlos Corrêa, diretor-geral da Apas Show, em comunicado à imprensa.
Entre as motivações para escolher um supermercado, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios. Na sequência, aparecem investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental e programas de valorização de fornecedores e parceiros.
Hábitos alimentares
Outro ponto destacado pelo estudo é a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros: 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições. Dentre eles, 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. Esse número representa um sólido crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
Varejo e consumo investem mais em produtos de menor impacto climático do que outros setores
Pesquisa da PwC revela tendências globais alinhadas a mudanças climáticas e tecnologia no setor de consumo e varejo
-
Conheça as 11 empresas brasileiras líderes em transparência ambiental
Sete delas estão na lista do CDP pela primeira vez
-
População afetada pela energia eólica no Nordeste pede a minimização de impactos
Documento chama atenção para uma energia renovável que não viole direitos nem coloque as comunidades da região em risco
-
Futuro do ESG no Brasil acompanha tendências e desafios globais
Temas como mudanças climáticas, relatórios de sustentabilidade e diversidade e inclusão ganham espaço nas agendas ESG
-
Quase 50 mil pessoas morreram em menos de 20 anos no Brasil devido às ondas de calor
Estudo da UFRJ mostra como desigualdades socioeconômicas influenciam no aumento dos índices
-
Cebds lança estudo que avalia relatórios de sustentabilidade
Pesquisa busca melhorar os relatórios ESG das empresas que atuam no país
-
B3 exclui Gol de todos os seus índices
Medida foi tomada após pedido de recuperação judicial da empresa nos EUA
-
ISE registra desempenho inferior a Ibovespa em 2023. Por quê?
Tendência entre ISE e Ibovespa acompanha ano anterior e levanta questionamentos sobre investimentos sustentáveis
-
Dificuldades no mercado de trabalho refletem violência contra pessoas trans
Dia Nacional da Visibilidade Trans chama atenção para preconceito e falta de oportunidades profissionais
-
5 anos de Brumadinho: o que tem sido feito para reparação dos danos
População ainda luta por reparação socioeconômica e ambiental da região; FGV quer prolongar compensação
O post 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade apareceu primeiro em ESG Insights .